Saúde financeira da Amazonprev será apresentada durante audiência pública, nesta sexta (23/10)

Evento será realizado em formato de live, com transmissão pelo canal oficial da instituição no Youtube

A Fundação Amazonprev realiza na sexta-feira (23/10), às 9h, a audiência pública “Análise do Sistema Previdenciário do Estado do Amazonas” (Gestão Atuarial – Data-base: 31.12.2019). O evento será transmitido, ao vivo, por meio do canal oficial da instituição no Youtube (https://youtu.be/zeodzyaPhUU). O tema é de interesse de todos os servidores públicos estaduais, incluindo aposentados, pensionistas, representantes de órgãos de controle, fiscalização e sociedade em geral.

A avaliação atuarial é um estudo técnico baseado nas características biométricas, demográficas e econômicas da população analisada –neste caso, os servidores públicos estaduais do Amazonas. Tem como objetivo estabelecer, de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previdenciários previstos em lei do ente federativo.

Ou seja: os recursos provenientes das contribuições previdenciárias dos servidores do Estado são mantidos em constantes investimentos para que, na hora da aposentadoria, esses valores assegurem a cobertura previdenciária desse trabalhador.

A avaliação atuarial é realizada anualmente para atender às exigências da Lei 9.717/1998, que trata da organização dos regimes próprios de previdência, com base nas normas gerais de contabilidade e atuária, para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário.

Close