Projeto Rota do Mel de Boa Vista do Ramos é homenageado por prêmio do Sebrae

Projeto foi desenvolvido pelo município com apoio dos órgãos do sistema Sepror

O município de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus) teve sua produção de mel e a atividade de manejo sustentável de pirarucu homenageadas pelo prêmio Cidade Empreendedora – Região Norte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante a cerimônia, foram ressaltados os trabalhos da Rota do Mel com abelhas nativas, sem ferrão, e do pirarucu manejado nos lagos do município, ambos realizados com apoio da gestão municipal, em parcerias diversas, como Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror), Sebrae e outros.

FOTOS: Divulgação/Idam

“Nesta rota o turista que gosta de aventura e estar em contato com a natureza; pode pernoitar em acampamentos ou em residências adequadas pelos comunitários, para receber os visitantes e vivenciar o dia a dia do ribeirinho; degustando comidas típicas e subprodutos do mel de abelha ou, então, retornar à cidade e pernoitar nos hotéis e pousadas disponíveis”, delineou a Coordenadora Municipal de Cultura e Turismo, Ocilene Gomes.

Segundo Ocilene, a rota fica localizada no distrito do Rio Urubu. Consiste em propriedades da pequena produção familiar, que estão estabelecidas em áreas de Terra Firme ou Várzea, desenvolvendo atividades econômicas em unidades de produção familiares.

“É importante ressaltar que são produtos do setor primário que estão influenciando a economia, e que recebem apoio por parte do Idam, Sepror, ADS e Sema”, observou o assessor de gabinete do Idam José Milton, engenheiro agrônomo, que ressaltou também o esforço da gestão municipal, em parceria com os órgãos do sistema Sepror, no desenvolvimento da ocupação produtiva das pessoas no meio rural, contribuindo com a melhoria de vida das famílias, e incrementando a economia local, numa perspectiva de produção sustentável.

FOTO: Divulgação/Idam

Durante a solenidade de premiação, o prefeito do município, Eraldo Trindade, fez questão de ressaltar o trabalho conjunto, desde sua equipe de assessores, comunidades envolvidas e órgãos de desenvolvimento, focados na ação integrada e nos resultados sociais e econômicos dessas atividades produtivas com base nas potencialidades regionais.

Related Articles

Check Also

Close
Close