Primeiro Festival Amazonas de Turismo impulsiona setor com programação até domingo

Iniciativa do Governo do Amazonas para fomentar o setor tem palestras gratuitas, apresentações culturais, entre outras atividades

O 1° Festival Amazonas de Turismo, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), teve início nesta sexta-feira (24/09), às 15h, com programação que segue até às 21h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques I (CCA). O evento, que conta com apresentações culturais, espaço gastronômico, palestras gratuitas, oportunidades de negócios e fomento ao turismo, terá duração de três dias, seguindo ao longo do sábado e domingo (25 e 26/09), no mesmo horário do primeiro dia do festival.

FOTOS: Bruno Zanardo/ Secom

Na solenidade de abertura do evento, o chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, representou o governador Wilson Lima. Além dele, secretários de diversas pastas do Estado e autoridades do setor de turismo prestigiaram o início da edição. O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que o evento é voltado ao setor e ao público em geral, atendendo à demanda do Governo de fomentar o turismo no estado neste momento de retomada das atividades econômicas.

“Essa ideia surgiu para homenagear o Dia Mundial do Turismo, Dia do Turismólogo, que ocorre no dia 27, na próxima segunda-feira, e uma determinação do nosso governador Wilson Lima para que a gente fomente, incentive esta retomada de forma gradual e, claro, sempre buscando cumprir com todos os protocolos de biossegurança, protocolos de segurança à saúde e à vida das pessoas”, explicou o presidente da Amazonastur.

Com expectativas positivas, Roberto Tavares, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens no Amazonas (Abav), pontuou que a 1ª edição do festival representa o início de uma nova era no turismo do estado.

“Para a associação e para todos os agentes de viagem do Amazonas é o início de uma nova época, uma época em que se permite a fazer o turismo inclusivo, essa é a nossa perspectiva e deve ser a nossa visão de futuro. Nós temos como atividade econômica o turismo, em todas as suas dimensões, fomos desafiados pela falta da atividade do nosso setor, mas esse evento, com certeza, é muito mais do que um pontapé inicial. É o início de uma nova era para o turismo do Amazonas”, disse o presidente da associação.

Para a professora do curso de Turismo na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cristiane Barroncas, a programação ofertada ao longo dos três dias de evento é de fundamental importância para impulsionar o setor.

“É uma iniciativa essencial, parabenizo a Amazonastur, porque a gente precisa que os amazonenses conheçam os municípios e todos os potenciais turísticos que existem dentro desses municípios, e não só os municípios, mas do trabalho de muitas organizações que estão aqui, que trouxeram todo o seu material, seu artesanato, vão divulgar os seus roteiros turísticos, os municípios vão divulgar seus roteiros turísticos. Então é muito importante, parabenizo mais uma vez a iniciativa do Governo do Estado”, disse a professora.

FOTOS: Bruno Zanardo/ Secom

Selo Safe Travels – Ainda durante a solenidade, a Amazonastur recebeu o selo “Safe Travels”, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC). O selo foi criado em decorrência da pandemia e representa um indicador de saúde e segurança para os viajantes.

“Nós estamos, hoje, apresentando o Safe Travels, isso significa que o Estado do Amazonas passou por todos os critérios exigidos pelo Conselho Mundial de Turismo para a recepção desses turistas. É mais um passo importante do Governo do Estado, por meio do nosso governador Wilson Lima e da Amazonastur, sendo essa ponte para o recebimento desse certificado”, concluiu Sérgio Litaiff, que recebeu simbolicamente o selo durante a cerimônia. 

Estrutura do evento – Ao todo, são 121 expositores nos três dias de eventos e 18 municípios participantes da grande ação voltada para o turismo. O Festival dispõe de apresentações culturais, espaço gastronômico, palestras gratuitas, oportunidades de negócios e fomento ao turismo.

Protocolos – Para ter acesso ao evento, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. As atividades estão sendo realizadas respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e outros órgãos sanitários. O uso de máscara é obrigatório.

Confira a programação completa durante os três dias:

Sexta-feira (24/09) – Após a abertura do evento, às 15h, a programação segue com palestras sobre Marketing Digital (16h às 17h30) e Cases de Sucesso no Turismo (18h às 19h30). Atrações artísticas serão comandadas pela Dança Kambeba de Manacapuru (17h), Nícolas Jr. (18h) e Show de Humor com Marcos Paiva (19h).

Sábado (25/09) – Serão realizadas palestras sobre Turismo Inclusivo e Acessível (15h às 16h30) e Turismo como Ferramenta de Desenvolvimento na Amazônia (17h às 18h30). As atrações artísticas começam com Cirandas de Manacapuru (17h), seguida de show de humor com Marcos Braga e convidados (18h), Banda Alaíde Negão (19h) e Banda Cateto da Toada (20h).

Domingo (25/09) – A partir das 15h, último dia do Festival, o público presente pode conferir a apresentação do grupo Arte sem Fronteiras, seguido com a banda Kboclos (16h às 17h30), Banda Black Cold (18h às 20) e Ciranda de Manacapuru (20h às 21h).

Related Articles

Close