Inscrições prorrogadas para curso gratuito sobre Arqueologia e Educação Patrimonial

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), prorrogou o prazo de inscrição para o curso gratuito de Arqueologia e Educação Patrimonial. As inscrições seguem até 24 de junho. A capacitação oferece 40 vagas para professores da rede pública municipal e estadual de história, e também de outras disciplinas, lotados em Manaus ou em Iranduba/AM (a 20 quilômetros de Manaus). A inscrição dever ser realizada na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), localizada na Avenida Castelo Branco, 504 – Cachoeirinha.

bg

Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar RG, CPF e contracheque da Instituição de Origem. A carga horária do curso é 120 horas. As aulas serão ministradas na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), localizada na Avenida Castelo Branco, nº 504 – Cachoeirinha, de 13 de julho a 3 de agosto.

O objetivo do curso é discutir a potencialidade educacional do patrimônio arqueológico a partir da perspectiva do desenvolvimento de ações de inclusão sociocultural, bem como o histórico e a metodologia de Educação Patrimonial. Além disso, Apresentar o histórico das discussões e ações que permeiam a socialização do conhecimento arqueológico no contexto brasileiro, evidenciando a interface entre distintos campos disciplinares que estão na base do desenvolvimento de ações de inclusão sociocultural.

Conteúdo programático – Arqueologia Brasileira e Arqueologia da Amazônia 20 h/a; Os sítios lito-cerâmicos do Amazonas: tradições e aspectos comparativos, 20 h/a; Arqueologia Histórica na Amazônia 20 h/a; Gestão do Patrimônio Arqueológico: base legal 20 h/a; Educação Patrimonial no contexto arqueológico: concepção e práticas 20 h/a; Museologia: Oficinas (Exposição, Segurança, Curadoria e Educação Patrimonial) 20 h/a. O resultado da lista de aprovados sairá no site da UEA e no mural da ESO/UEA.

Close