Governo e Prefeitura de Manaus promovem dia “D” contra abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Com direito a várias atividades de conscientização destinadas à população, o governo do Amazonas promoveu na tarde de quarta-feira, dia 18, o dia “D” de Campanha Estadual de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Praça do Congresso, Centro.

vt7

FOTO VÍTOR SOUZA

 A titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Graça Prola, lembrou da importância de tratar o tema junto da sociedade para a diminuição dos crimes no Amazonas. “Esse é um assunto grave e deve ser tratado como tal. Conscientizar a população é preciso e isso pode ser feito com a realização de atividades e massificação do disque 100 que é o canal de denúncias mais acessível, além de sigiloso”, explicou.

A atividade, que teve como principal objetivo a erradicação, no Estado, dos crimes de abuso cometidos contra crianças e adolescentes, contou com atos públicos de instituições que trabalham com as vítimas de abuso e exploração sexual, abordagens informativas sobre o tema, apresentações culturais (peças teatrais, poemas, bandas musicais), ação de cidadania com emissão de documentação básica (RG, CPF e Carteira de Trabalho), Food Bikes (bicicletas que comercializam alimentos) e brinquedos para crianças.

De acordo com dados da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil, foram registrados, somente em Manaus, de janeiro a abril deste ano, 277 casos de violência sexual, sendo 23 vítimas do sexo masculino e 254 do sexo feminino. No mesmo período de 2015, este número foi de 324 casos, a maioria do sexo feminino. Já os números da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam que nos primeiros quatro meses de 2015 foram registrados 387 casos e no mesmo período de 2016, foram 212. Cabe explicar que, nos números da SSP-AM estão os dados das Polícias Civil e Militar, por isso há uma diferença em relação aos dados da Deapca.

 A Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes possui, atualmente, 1.836 processos em andamento.

 Parceria – Para a coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Pé na Taba, Sulamita Gerber, os números são alarmantes e a parceria com o poder público é essencial para que as instituições combatam os crimes. “Junto com o governo do Estado e a Prefeitura, as entidades podem fazer um combate muito mais amplo e alertar a sociedade para esse cenário que não pode crescer na nossa sociedade”, disse.

Ação conjunta – A programação da campanha conta com o apoio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Depca, Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de Assistência Social (Seas) e as Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

 Manifestações continuam até sexta

Cinco grandes manifestações vão acontecer nesta quinta-feira, dia 19, das 8h às 10h, em Manaus. Serão abordagens informativas para pedestres e motoristas na avenida Djalma Batista, no cruzamento com a rua Pará; na avenida André Araújo, no cruzamento com a avenida Umberto Calderaro; no Boulevard Álvaro Maia, no cruzamento com a avenida Maceió; no Terminal 3, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte, e  na Feira do Mutirão, no bairro São José, na zona Leste.

No mesmo dia, a partir das 17h, na Praça de Alimentação do bairro Jorge Teixeira, na rua dos Lírios, ocorre a 2ª edição do Cinema na Rua, onde serão servidos pipoca e refrigerante para as crianças. Ao mesmo tempo, no local, vai acontecer uma ação de cidadania com emissão de documentação básica (RG, CPF e Carteira de Trabalho). As senhas da ação são limitadas. O encerramento da campanha será no dia 20, na Bola do Produtor do bairro Jorge Teixeira (zona leste).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close