Governo e Município realizam visita técnica nos Parques Urbanos do Prosamim

Representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão do Governo do Estado responsável pelo acompanhamento e gerenciamento das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizaram nesta sexta-feira (10/07) visitas técnicas nos Parques Urbanos construídos pelo programa.

As visitas ocorreram nos Parques Urbanos Manaus II e Largo Mestre Chico, na área central da cidade, e no parque Linear da Freira e parque Kako Caminha, localizados às margens do igarapé do 40 e da bacia do São Raimundo, respectivamente.

As visitas estão inseridas em um Termo de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre a UGPE e o Poder Municipal, e têm por objetivo promover o fortalecimento da capacidade operacional dos órgãos municipais com competências para recepcionar as obras construídas pelo Prosamim.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Os parques urbanos estão sendo revitalizados, e as visitas em conjunto do Estado e do Município têm também a finalidade de inspecionar os serviços que estão sendo executados, assim como de demonstrar a funcionalidade e a durabilidade de todos equipamentos públicos contemplados no parque.

O subcoordenador do Jurídico e de Relacionamento Institucional da UGPE, advogado Francisco Souza, afirma que “temos sete parques urbanos do Prosamim recebendo serviços de reforma para que sejam repassados ao município totalmente reformados e aptos ao uso da população”.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo, salienta que “as visitas atestam ao Município, que receberá os parques após a conclusão das reformas, o empenho do Prosamim, seguindo as determinações do governador Wilson Lima, para que esses parques urbanos sejam revitalizados e devolvidos à população da cidade”.

“São espaços emblemáticos e que estavam longe das condições ideais, devido à falta de manutenção adequada e mau uso. O Governo do Estado espera que, a partir desse momento, os parques, praças e espaços construídos pelo Prosamim sejam mantidos pelo município”, afirma.

Lista dos Parques e Praças do Prosamim contidos no Termo de Cooperação
Os parques e praças que já tiveram suas obras concluídas e que irão ter sua conservação e manutenção sob responsabilidade do Município são: Parque Bittencourt 2ª Etapa, reinaugurado como Praça Pública Elza Simões de Oliveira; Galeria Afluente Mestre Chico II; Parques Lineares e Melhorias do Igarapé Quarenta; Parque Linear das Cacimbas Fase 01 e 02; sete praças da Ligação Viária Presidente Dutra (LPD); Igarapé do Sesc; e o Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco.

Os parques e praças que estão passando por revitalização e que, após a conclusão de suas obras, passarão a ter sua manutenção e conservação sob responsabilidade do Município são: Parque Paulo Jacob, Parque Manaus 2ª Etapa, Parque Bittencourt 1ª Etapa, Parque Largo Mestre Chico, Parque Beira Rio, Parque Igarapé da Freira, Parque Kako Caminha.

Os parques e praças que estão em execução e que terão sua manutenção e conservação sob responsabilidade municipal são: Quatro praças em áreas remanescentes do Parque Rio Negro, Mirante Leonardo Malcher, Parque Igarapé Belchior.

Close