Governo do Amazonas realiza ação de apoio às famílias de pacientes em hospitais públicos do Estado

Serviço atende diariamente cerca de 250 familiares de pacientes internados com Covid-19

A equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Imprensa Oficial do Amazonas (IOA) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), do Governo do Estado, continua realizando o trabalho de assistência e apoio às famílias vítimas de covid-19 nos hospitais públicos do Estado: Pronto Socorro 28 de Agosto, zona centro-sul, Pronto Socorro Dr Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e  Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, ambos localizados na zona leste de Manaus.

A ação é realizada diariamente por servidores do FPS e Seas, onde lanches e águas são distribuídos aos familiares que aguardam o boletim médico, oferecendo, também, atendimento psicossocial aos acompanhantes por equipes de assistentes sociais na unidade Platão Araújo. O serviço social atende às famílias de pacientes desde a chegada na unidade com acolhimento, distribuição de EPIs, acompanhamento aos leitos, orientações durante e pós-covid, entre outros.

Além desses serviços, o governo, preocupado com a segurança e a saúde dessas famílias, realiza diariamente, por meio do FPS, a distribuição de 250 máscaras e álcool em gel como fator de proteção e prevenção na disseminação da Covid-19 e diminuição do risco de contágio dessas pessoas.

A secretária-executiva do Fundo de Promoção Social, Kathelen Santos, que esteve presente na ação, na tarde desta segunda-feira (18/01), na unidade Platão Araújo, falou das ações realizadas pela equipe do FPS que se encontra na linha de frente desde o início em combate ao novo coronavírus.

“Entre diversas ações, realizadas pelo Governo do Estado, estão as entregas de alimentos, água e apoio às famílias que estão com pacientes nestas unidades. Uma das ações também muito importante, é a entrega de máscara facial e álcool em gel como prevenção e segurança destes familiares que estão como acompanhantes em busca de boletim médico, ou algum tipo de informação de seus parentes. Então o melhor a se fazer, é levar o máximo de cuidado possível para que essas pessoas não venham a contrair o vírus”, afirma Kathlen.

Objetivo – A ação, além de cuidar dos familiares de pacientes com covid-19, também tem como objetivo alertar sobre os cuidados e levar a importância do uso de máscara de proteção facial e do álcool em gel como um complemento às outras medidas de prevenção ao novo coronavírus. O uso correto desses itens pode diminuir a carga viral da covid-19, o que reduz as chances de uma pessoa pegar o vírus.

FPS – Por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, o Governo do Amazonas seleciona, custeia e monitora projetos sociais que promovam inclusão social e produtiva de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Close