Governo do AM mobiliza população no Dia Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down

O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Seped, irá realizar na próxima segunda-feira (21), um movimento de conscientização de alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado dia 21 de março. A ação acontece nos cruzamentos das avenidas Constantino Nery com Pedro Teixeira, no bairro Chapada, zona Centro Sul de Manaus. A mobilização irá acontecer das 7h às 8h, em frente ao Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, Arena da Amazônia, Hemoam e será conduzida com a abordagem dos motoristas, pedestres e distribuição de cartilhas sobre a síndrome.

foto

A iniciativa irá contar, ainda, com a participação das Organizações da Sociedade Civil que militam da causa da Pessoa com Deficiência intelectual. Para a secretária da Seped, Vânia Suely a data é marcada pelos avanços nas políticas públicas,  além da conscientização da população.

A Síndrome de Down é uma mutação genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21 (trissomia). Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético. A idade avançada da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebê com esta síndrome. Além das características físicas, sabe-se que há uma tendência em demonstrar a afetividade na interação com as famílias e as pessoas com quem convivem. São mais atuantes na sociedade, estão inseridos em escolas, no âmbito do mercado de trabalho, possuem vida social ativa e menos reclusa. A conscientização dos pais sobre a estimulação e o papel de facilitadores são fatores ímpares para o desenvolvimento adequado. É importante frisar que um ambiente amoroso e estimulante, intervenção precoce e esforços integrados de educação e saúde serão sempre aspectos que influenciarão de modo positivo o desenvolvimento e qualidade de vida da pessoa com Síndrome de Down.

Saiba mais: 

A Síndrome de Down é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal e aparência facial, como por exemplo: achatamento da parte de trás da cabeça, inclinação das fendas palpebrais, pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos, língua proeminente, ponte nasal achatada, orelhas ligeiramente menores, boca, mãos e pés pequenos, tônus muscular diminuído (ficam mais molinhos) e apresentam pele na nuca em excesso.

Close