Dia Mundial do Coração: Hospital Francisca Mendes realiza programação sobre cuidados com a saúde

A semana inclui palestras, rodas de conversa e webinar para alertar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares

 

 

O Hospital Francisca Mendes, da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), iniciou, nesta segunda-feira (27/09), programação alusiva ao Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro. A conscientização sobre a importância dos cuidados com o coração será realizada pela unidade hospitalar até o dia 5 de outubro.

Com o tema “Todo dia é dia de cuidar dele”, a programação da semana inclui palestras, rodas de conversas, seminário on-line (webinar), entre outras atividades, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração.

 

O diretor do hospital, Marcus Grangeiro explicou que as atividades serão realizadas para alertar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. “O sentido é chamar atenção para a prevenção às doenças cardiovasculares, escopo de atuação do nosso hospital e a maior causa de morte em todo o mundo. Estamos celebrando o setembro vermelho, mês que faz alusão às atividades voltadas à prevenção cardiovascular”, disse o cardiologista intervencionista.

 

A iniciativa, do Centro de Ensino e Pesquisa (CENP), é voltada para a população em geral, corpo clínico e estudantes. As atividades irão abordar os cuidados fundamentais com a saúde do coração, como praticar atividade física, ter bons hábitos alimentares, abandonar o cigarro, tomar as medicações necessárias ao controle da pressão arterial, do diabetes e do colesterol e ter uma vida voltada ao bem-estar. A atividade envolve a participação de médicos, nutricionistas, pesquisadores, docentes, discentes e servidores do hospital.

 

Francisca Mendes – O hospital é o único no Amazonas, e um dos poucos na região Norte, credenciado a realizar atendimento cardiovascular de alta complexidade. A unidade hospitalar realiza cirurgias cardíacas em adultos e crianças, procedimentos em cardiologia intervencionista adultos e pediátricos e cirurgias vasculares de grande porte, neurorradiologia (embolizações e arteriografias).

 

Programação:

27/09 a 1º/10

Educação em Saúde: Prevenção de doenças cardiovasculares e seus fatores de riscos 

08h – Laboratório do hospital

Prof. Paulo Bonates e discentes de biomedicina da Universidade Nilton Lins 

28/09

Educação em Saúde: Dieta cardioprotetora 

9 às 11h – Ambulatório I do hospital

Serviço de Nutrição do hospital

 

29/09

Roda de Conversa: A importância da vacinação contra a Covid-19 em pacientes cardiopatas 

09h30 às 10h30 – Auditório do CENP

Prof. Dr. Mariano Brasil Terrazas e Equipe Multiprofissional do programa “O Clube do Coração” – Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

 

Palestra: Avaliação cardiológica pré atividade física 

10h30 às 11h30 – Auditório do CENP 

Sylvia Barbosa Albuquerque de Barros

Médica cardiologista do hospital

 

Distribuição de folders e banner informativo: Dieta cardioprotetora

11 às 13h – Entrada do Bloco K do hospital

Serviço de Nutrição do hospital

 

Apresentação de trabalho: Fatores de risco cardiovascular e a síndrome metabólica em profissionais de enfermagem + Ação: Avaliação da bioimpedância e medição de pressão arterial: Orientações gerais

15h às 17h – Auditório do CENP 

Público-alvo: Servidores do hospital

Prof. Dr. Zilmar Augusto de Souza Filho, Profa. Dra. Noely das Neves Toledo e discentes de graduação e de mestrado em enfermagem da UFAM

29/09 a 05/10

Iniciativa Libbs: “Circuito pelo Coração: um movimento pela vida”

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Close