Com aproximadamente mil doses aplicadas, Carreta Vacina Amazonas segue imunizando moradores do Tarumã

Unidade móvel disponibiliza aplicação das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses

Aproximadamente mil pessoas já garantiram sua imunização contra a Covid-19 no novo endereço de atendimento da Carreta Vacina Amazonas, na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra – CMPM III, localizada na rua Santa Helena, bairro Tarumã, zona oeste da capital. A ação, que é promovida pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, acontece de segunda a sábado, das 9h às 16h.

Visando uma maior cobertura vacinal nessa área, a unidade móvel disponibiliza à população a aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses, além da 4ª dose, disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

No primeiro dia de vacinação, 792 doses foram aplicadas. De acordo com o responsável pela Carreta Vacina Amazonas no local, o enfermeiro da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Ramon Lisboa, o objetivo da ação é aproximar e facilitar o acesso da comunidade à imunização.

“Iniciamos a vacinação ontem (19/01) e hoje nós estamos em torno já de 200 doses. Estamos com o tempo chuvoso, mas mesmo assim estamos trabalhando para poder trazer a ação da vacina mais próxima de vocês. Vacinas salvam vidas, então vamos participar”, destacou.

O advogado Alan Diego Reis, 26, morador do Parque São Pedro, aproveitou a Carreta Vacina Amazonas e garantiu sua dose de reforço. Para ele, a iniciativa é muito importante para a população.

“Essa ação traz as vacinas para a comunidade, para as pessoas que não têm acesso de sair do bairro, que têm dificuldade de se locomover. Agradeço a todos os profissionais de saúde, a essa logística que o Estado faz para promover a vacinação e proteger toda a população da Covid”, destacou Alan.

Imunização em família – Confiante no poder da vacinação, a doméstica Rosana Franco, 39, moradora do Parque São Pedro, aproveitou a Carreta Vacina Amazonas para se imunizar junto com seu marido e filhos.

“Minha primeira dose foi aqui e eu queria que a segunda dose fosse aqui, então estava esperando o momento, e agora que chegou a Carreta (Vacina Amazonas) é muito melhor. Tudo isso é para precaução da nossa própria saúde, da humanidade, e principalmente da nossa família. Todos vacinados por uma boa causa”, afirmou.

Para Rosana, a iniciativa do Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, é um incentivo a mais para cuidar da saúde. “Que todos venham se vacinar. Quem pode, venha, não tenha medo, calma, que é só uma picadinha, isso vai passar. E assim vai, é proteção para a nossa casa, nossa família, e dias melhores”, ressaltou.

Dose de reforço – As pessoas que quiserem garantir a dose de reforço deverão apresentar a carteira de vacinação, documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (com idade abaixo de 17 anos) e CPF.

Para a população acima de 60 anos, o intervalo para a terceira dose é de, pelo menos, três meses da aplicação da segunda dose. Para pessoas entre 12 e 59 anos, a imunização com a dose de reforço exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses.

Quarta dose – Os documentos necessários para a aplicação da 4ª dose são carteira de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, e laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia, que ficará retida para controle.

Related Articles

Check Also

Close
Close