Atricon visita TCE-AM para implantar ferramenta virtual “Aprimore”

A Comissão Central da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) visitou o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), nesta segunda-feira (4), para auxiliar na implementação da ferramenta “Aprimore”. O TCE-AM foi escolhido por conta do êxito nas atividades durante o home office. A ferramenta faz parte de um projeto para melhorar a prestação de serviços à sociedade por meio do Marco de Medição de Desempenho (MMD).

“Sempre buscamos melhorar o nosso desempenho, e, mais uma vez, podemos contar com o auxílio da Atricon nesse sentido. É bom termos um conjunto técnico capaz e unido para evoluirmos nossas atividades a nível nacional”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

A ferramenta “Aprimore” irá contribuir com o Marco de Medição de Desempenho (MMD) de forma automatizada, permitindo o acompanhamento dos índices de forma simultânea pela Atricon. Anteriormente feito em planilhas, em formatos de questionários, o processo passará a ser totalmente eletrônico, dando mais segurança, confiabilidade e praticidade.
De acordo com a Comissão da Atricon, com a implementação da ferramenta, uma vez alimentado os dados, o próprio sistema, de forma automatizada, faz o levantamento dos dados, estatísticas e pontos a serem destacados por cada informação inserida.

Os índices do MMD servem para a socialização de boas práticas entre os Tribunais de Contas do país, onde, por meio do compartilhamento de experiências, são incorporadas as ações realizadas por Tribunais de outros estados. O planejamento é bienal, com um ano voltado à avaliação dos resultados obtidos, e outro para aplicação das metas estabelecidas.
A programação iniciou com uma reunião com o presidente em exercício da Corte de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro. “Recebemos os técnicos da Atricon e colocamos a Corte de Contas à disposição para implantação do projeto que iniciará uma nova era de medição de desempenho dos Tribunais de Contas no Brasil”, disse o conselheiro Júlio Pinheiro.

Cronograma de visita

Durante a visita da Comissão da Atricon, estão sendo feitos treinamentos sobre o uso do software, a divisão dos grupos e indicadores, além de oficinas para inserção de informações e avaliação dos critérios. O treinamento das equipes técnicas seguirá até a terça-feira (5).

A coordenação que visitou o TCE-AM é composta pelo conselheiro Sebastião Carlos Ranna, do TCE-ES, conselheiro Edilson de Sousa Silva, TCE-RO, e conselheiro substituto Jaylson Fabiahn Campelo. Também veio ao Amazonas a equipe técnica de apoio, com os auditores José Luciano, do TCE-PB, Luiz Genédio Jorge, do TCE-DF, e Risodalva Beata de Castro, do TCE-MT; além do chefe da Divisão de Orçamento, Juscelino Vieira, e do secretário de Tecnologia Hugo Viana, ambos do TCE-RO; e das assessoras Paula Palma Fontes e Amanda Agustinho, do TCE-MT.

Related Articles

Close