Aleam resgata história da sede própria em série de matérias e eventos comemorativos

Há dez anos a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu um dos passos mais importantes da sua história com a construção de uma nova sede que reuniria e ampliaria as ações do parlamento estadual, até então limitadas pela estrutura pequena dos prédios onde ela foi sediada ao longo dos anos, desde que o Poder Legislativo foi instituído em 1852. Por iniciativa do então presidente Belarmino Lins (PROS), a construção da nova sede do Poder Legislativo aconteceu em tempo recorde. E gerou muitas histórias.

aleam  Fachada

Essas histórias, relatos e lembranças serão contados ao longo desta semana pela TV Aleam, a Rádio Aleam e o site da Assembleia Legislativa, numa série de matérias e entrevistas feitas pela equipe de Comunicação do Poder Legislativo. Coordenado pelo diretor de Comunicação, jornalista Cláudio Barboza, o projeto de resgate da memória vai mobilizar uma equipe de quase 80 servidores da área do jornalismo, além de funcionários de outros setores que tanto serão os personagens das matérias – por terem vivido o período de construção e de mudança para a casa nova – como serão a fonte das informações guardadas na memória.

É o caso, por exemplo, dos servidores mais antigos que contam como era trabalhar meio “no improviso” no antigo Palácio Rio Branco, no centro de Manaus e em outros três prédios ao mesmo tempo. Era preciso correr de um prédio para o outro quando havia a necessidade.

Paralelamente ao trabalho jornalístico, a Escola do Legislativo organizou uma exposição de fotos mostrando toda a trajetória da sede velha para a nova. Essa exposição também mostra como são as dependências e os prédios que foram acrescentados posteriormente, já na gestão do presidente Ricardo Nicolau (PSD).

Também foi criado um selo comemorativo dos dez anos, para identificar o material que está sendo produzido pelas equipes que participam do projeto. No site da Aleam, este selo será aplicado às fotos que encabeçam as matérias postadas diariamente.

Hoje, sob a presidência do deputado Josué Neto (PSD), o Poder Legislativo do Amazonas é considerado um dos mais modernos e organizados e está entre os melhores parlamentos estaduais do país.

Close