Agência de Cooperação Internacional do Japão visita Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma Batista

Nesta sexta-feira, dia 29 de julho, a Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, localizada na Avenida General Rodrigo Otávio, 1600, bairro Coroado I, em frente à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), receberá uma comitiva de professores japoneses da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency – Jica).

escola_bilingue

A comitiva é formada por 14 pessoas, sendo 10 professores, 3 funcionários da Jica de Brasília e um intérprete. Os 10 docentes que virão são do Japão, da província de Kanagawa e Yamanashi.

 As programações terão início às 9h, com a chegada da comitiva de professores na escola. A recepção dos professores será feita por um grupo de alunos, interpretando o hino nacional do Japão. Na sequência, as atividades serão marcadas por um momento de interação com os estudantes, além de apresentações culturais.

A equipe que visitará a escola também acompanhará as aulas de matemática e ciências (ministradas em língua japonesa) e uma aula de língua japonesa, em que o professor ensina a alfabetização do idioma.

 De acordo com o gestor da escola, Orlando Moura, programações como essa são sempre muito importantes para a divulgação do trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “É sempre um privilégio poder divulgar o trabalho realizado nesta instituição, que já se destaca por ser a primeira escola pública bilíngue em língua japonesa no Brasil. O nosso objetivo é fazer com que os alunos não só aprendam a língua japonesa, mas também que se apropriem da cultura e princípios japoneses”, afirmou o professor.

Ainda segundo o gestor, a visita realizada pela Jica é consequência de outra visita realizada pelo embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e do representante chefe da Jica, Ryuichi Nasu, no mês de março de 2016.

Agência de Cooperação Internacional do Japão – A Jica é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (Oda), que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a Jica presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.

A Jica defende uma visão de desenvolvimento dinâmico e inclusivo. Para isso, a Jica possui quatro missões, que são: desafios que acompanham a globalização como mudanças climáticas e questões relacionadas a este tema; redução da pobreza e crescimento justo; melhoria da governança, como políticas e sistemas de governo de países em desenvolvimento; e garantias da segurança humana.

Close