Wilker Barreto se reúne com colegiado de líderes para tratar de metas para 2016

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na primeira reunião do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), com o colegiado de líderes, na manhã desta quarta-feira (17), foram discutidas metas e medidas a serem executadas pela Casa parlamentar ao longo de 2016, conforme afirmou o Chefe do Poder Legislativo Municipal. Entre as metas discutidas está a manutenção categórica do quórum parlamentar nas atividades ordinárias.

CMMFoto: Robervaldo Rocha – DIRCOM/CMM

“Nós tratamos de temas importantes, como a manutenção do quórum no ano de eleição. Os vereadores entendem que a melhor agenda positiva é manter o ritmo do trabalho, e seria negativo qualquer queda de quórum. Eles entendem que a maior visibilidade é estar na tribuna da Câmara dando prestação de contas do trabalho executado e discutindo temas importantes para a cidade”, explicou Barreto.

Ainda segundo o presidente da CMM, foram ratificadas questões, já acertadas no ano passado, como as homenagens, que só serão realizadas  nas quintas-feiras e duas por vereador;  e a manutenção das tribunas populares nas terças-feiras. “O vereador pode fazer suas homenagens também na sexta, por exemplo, por não ter vaga na quinta, só não pode durante o expediente”, acrescentou Wilker Barreto.

CEAP

O presidente da CMM também destacou que, durante a reunião, foi relembrado aos vereadores a suspensão do uso da Cota Extra da Atividade Parlamentar (CEAP), durante o período eleitoral. “Comuniquei que, nos 45 dias de campanha eleitoral, está suspenso o uso da CEAP, conforme o que prevê a Lei eleitoral. Então, até o dia 15 de agosto eles poderão usar os 50% da cota, e até o final da campanha mais nada”, afirmou.

A CEAP é um benefício assegurado aos vereadores por meio de lei e que consiste no pagamento de despesas referente a gastos do parlamentar com combustível, serviços de consultoria especializada, divulgação, comunicação e alimentação. O valor é equivalente a R$ 14 mil/mês e o parlamentar é ressarcido após comprovar junto à Controladoria da CMM, por meio de notas fiscais e contratos, a realização das despesas.

ISO 14001

Já na ala das medidas a serem adotadas pela Casa este ano, discutidas na reunião do colegiado, algumas estão voltadas para a implantação da ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, que permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis . “Vamos fazer um fato inédito que é suspender o uso do jornal em papel, e vamos passar a fazer a assinaturas eletrônicas dos mesmos, porque a Câmara consome 14 toneladas de jornal por ano, por isso vamos ter o acesso online agora”, adiantou.

Outra medida relacionadas  à implantação ISO 14001 é a instalação da Câmara Digital prevista para começar no mês de abril, que consiste na integração do processo de elaboração legislativa entre a Prefeitura e a Câmara, por meio da implantação de sistema informatizado, o qual permitirá a gestão eletrônica de documentos entre o Legislativo e o Executivo, em especial dos projetos de lei que tratam do processo orçamentário. “Nossa intenção é acabar com o uso de papel na Casa”, assegurou Wilker.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS