Wilker Barreto prestigia posse do novo desembargador do TJAM

Facebook
Twitter
WhatsApp
MANAUS, 24/03/17 PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) PARTICIPA DA CERIMONIA DE POSSE DO PROCURADOR DE JUSTICA JOSE HAMILTON SARAIVA DOS SANTOSCOMO NOVO DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTICA DO AMAZONAS (TJAM) FOTO: ROBERVAL.DO ROCHA / CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wilker Barreto (PHS), prestigiou a posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o procurador de Justiça do Ministério Público (MP), José Hamilton Saraiva dos Santos, ocorrida na manhã desta sexta-feira (24), no Plenário de Justiça Desembargador Ataliba David Antônio, do TJAM.

Foto: Robervaldo Rocha

Ao parabenizá-lo, Wilker Barreto destacou a importância de mais um desembargador na Corte de Justiça do Amazonas. “O novo desembargador soma e reforça a Justiça do Estado, porque o Amazonas cresce a olhos vistos. E mais um desembargador ajuda, com certeza, o fortalecimento da Justiça do nosso Amazonas”, disse.

José Hamilton ascendeu ao cargo de desembargador do TJAM, pelo critério do quinto constitucional, na vaga destinada ao MP, após figurar como o mais votado na lista tríplice, definida pelo Pleno da Corte Estadual, em eleição realizada no dia 7 deste mês. O governador José Melo, presente no ato de posse, confirmou o nome do procurador para o cargo, ao nomeá-lo.

Conduzida pelo presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, a cerimônia contou com a presença, também, do vice-governador Henrique Oliveira; do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), David Almeida; da senadora Vanessa Graziottin (PCdoB); do Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Mauro Campbell Marques; do deputado federal Pauderney Avelino (DEM); de membros do Ministério Público Estadual, da Associação dos Magistrados, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Notários e Registradores; dos comandantes do Exército e Aeronáutica, de desembargadores, juízes, membros do judiciário, defensores públicos, serventuários e operadores do direito.

Depois das saudações e boas-vindas protocolares da Corte de Justiça, o novo desembargador já empossado, agradeceu as palavras elogiosas dos colegas e disse que veio para a Corte para trazer a voz do Ministério Público para a magistratura. Como novo membro da Corte de Justiça, o desembargador José Hamilton prometeu trabalhar e dar celeridade nos processos que chegam ao TJAM. “Eu acho que é isso que todo mundo quer”, afirmou.

Para ele, também, será um desafio profissional e humano. Em muitos momentos de seu discurso, emocionou-se, especialmente quando falou de sua trajetória profissional, especialmente dos pais, a quem agradeceu os ensinamentos do caminho da ética e solidariedade. O novo desembargador reiterou, ainda, o seu compromisso social, que vem desde a juventude, “por um judiciário transparente, justo e em prol daqueles que não tem carteira assinada e só tem reconhecimento pelo título de eleitor”.

O presidente do TJAM, Flávio Pascarelli, além de boas-vindas desejando sucesso ao novo desembargador, explicou que o critério do quinto constitucional, que abriu vaga para a ascensão de membros do Ministério Público na composição do Pleno. Segundo ele, esse critério é importante porque não permite o afastamento do Judiciário com a população. “Com isso estamos contribuindo para o Estado democrático de direito”, disse.

Pascarelli afirmou que a vaga preenchida é a terceira, das sete criadas pelo TJAM em 2013, o que eleva para 22 o número atual de membros da Corte amazonense. Edital para o preenchimento da quarta vaga de desembargador, desta vez pelo critério de antiguidade, a ser ocupada por um juiz de Direito da entrância final, já foi lançado. Segundo ele, o preenchimento das demais vagas será feito de acordo com a disponibilidade orçamentária do Judiciário.

Novo desembargador

O procurador José Hamilton Saraiva começou sua atividade funcional como promotor de Justiça substituto na 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Manaus e em Delegacias de Polícia na capital, quando promotores de Justiça exerciam o controle externo da atividade policial nas próprias delegacias; exerceu cargos de chefe de Gabinete de Assuntos Administrativos e de secretário-geral da Procuradoria-Geral de Justiça; trabalhou como corregedor auxiliar do então corregedor-geral do MPE-AM, Edilson dos Santos Oliveira; foi promovido em outubro de 2011, após atuação no âmbito da 43ª Promotoria de Justiça, Especializada na Fazenda Pública Estadual. Também foi titular da 4ª Procuradoria de Justiça.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS