Wilker Barreto destaca que a transmissão das sessões plenárias em canal aberto

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) estreou, na manhã desta segunda-feira (14), a primeira sessão plenária ao vivo pelo canal aberto 49 da Local TV. Durante entrevista de abertura, o presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS) ressaltou o marco histórico. “Um canal aberto é essencial porque permite que o vereador fale com a cidade de Manaus diretamente. É a forma mais clara de se prestar contas diariamente dos nossos mandatos, além de mostrar a transparência deste Poder”, disse Barreto.

MANAUS 14.09.15 - VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) DISCURSA NA SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM
MANAUS 14.09.15 – VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) DISCURSA NA SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM

O presidente ressaltou, ainda, que todo o recurso gasto no sentido de aumentar a transparência é investimento e não custo. “A partir de agora a população terá mais uma ferramenta de avaliação diária de seu parlamentar, para que, daqui a um ano e seis meses, quando chegar às eleições, o cidadão terá o seu juízo de valor sobre o desempenho do vereador no dia a dia”, frisou Wilker.

De acordo com o chefe do Legislativo Municipal, a Câmara tem buscado várias alternativas a fim de ampliar a divulgação da atividade parlamentar e do dia a dia da Câmara Municipal de Manaus. “Nos próximos meses, chega também a Rádio Câmara. Será mais um instrumento de aproximação da sociedade com a Casa Legislativa”, destacou o presidente.

As sessões plenárias da Câmara estão sendo transmitidas ao vivo, de 9h às 12h, nas segundas, terças e quartas-feiras, dentro da grade de programação da Local TV, emissora afiliada à Fundação Padre Anchieta. A estrutura reúne quatro câmeras robóticas que foram instaladas no plenário Adriano Jorge da CMM para possibilitar ângulos diferentes, além de uma câmera móvel para obter maiores detalhes de imagens dos parlamentares e de tudo o que acontece no plenário da Casa Legislativa.

De acordo com o supervisor técnico da TV Local, André Proença, a transmissão conta com um transmissor de 15 Kilowatts (KW), que propaga as imagens para a toda a cidade de Manaus e cidades adjacentes como Iranduba (a 1.721 quilômetros de Manaus), Manacapuru (a 1.793 quilômetros da capital manauara) e uma parte do município de Careiro da Várzea. “São transmissores analógicos de última geração que dispõem de potência superior aos demais transmissores usados por outras TVs em Manaus”, completou o supervisor.

A transmissão das sessões em TV aberta conta com uma equipe de profissionais que operam integralmente na transmissão. Até a semana passada, as sessões plenárias eram transmitidas ao vivo somente na segunda e quarta-feira, pelo canal 99 da Net em programação compartilhada com a TV Assembleia. A sessão de terça-feira era gravada e transmitida somente à tarde.

Na avaliação do vereador Professor Bibiano (PT), a TV aberta é uma importante ferramenta de controle social, visto que, a partir da transmissão, será possível chegar a todos os cidadãos manauaras, na íntegra, tudo o que acontece na CMM. “Cada cidadão irá saber se, de forma eficiente, clara e justa, o parlamentar que ele escolheu para lhe representar está realizando um trabalho em prol da população. Nada melhor do que a transparência”, disse Bibiano.

O vereador Joãozinho Miranda (PTN) destacou como mais um avanço para a Casa Legislativa e cidade de Manaus o investimento na transmissão das sessões plenárias em canal aberto.

Por sua vez, o vereador Rosivaldo Cordovil (PTN) disse que o novo canal abre mais espaço para sociedade manauara está mais próxima do Poder Legislativo. “Parabenizo o esforço do presidente Wilker Barreto por mais essa conquista”, disse o parlamentar. Da mesma forma, o vereador Júnior Ribeiro (PTN) também destacou o avanço da Casa com o canal aberto. “Parabéns Manaus e a esta Casa pela conquista”, disse o vereador.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS