MANAUS, 23.10.18 PLENARIO ADRIANO JORGE, CAMARA DOS VEREADORES DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Os 349 da cidade de Manaus, comemorados nesta quarta-feira (24/10) foi tema no pronunciamento da maioria dos vereadores, durante a sessão plenária desta terça-feira (23/10), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em meio às parabenizações à capital amazonense, os parlamentares também refletiram sobre a escolha do futuro gestor do Estado do Amazonas, no próximo domingo (28/10).

Primeiro a usar a tribuna, vereador David Reis (PV), disse que Manaus precisa ser vista por todos com o mesmo carinho, o mesmo amor, como um olhar que recebe um filho. “Sinto-me muito feliz em falar sobre Manaus, pois na condição de filho desta cidade, manauara e vereador, função que me orgulha muito, e exerço de forma compromissada é meu dever fazer essa singela homenagem, pois tenho muito apreço por Manaus”, frisou.

Na oportunidade, David Reis lembrou que no próximo domingo (28/10) haverá as eleições para a escolha a governador do estado, o que para ele, será uma escolha difícil para o cidadão mediante tantas notícias falsas.

“Desejo que o Amazonas possa escolher aquilo que entender ser o melhor para o futuro de todos nós. Espero que os próximos quatro anos sejam anos de prosperidade, produtividade, eficiência e eficácia”, disse.

O presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), ao parabenizar Manaus disse ser grato ao povo manauara pelo início de sua carreira política como vereador. “Parabenizo a nossa cidade e fico feliz que a Câmara Municipal de Manaus tenha conduta exemplar. Esta Casa sempre ficou de portas abertas a todos os segmentos. Isso é a prova do respeito com a população e com a cidade de Manaus”, disse Barreto, desejando ao povo brasileiro sabedoria na escolha de seus representantes no segundo turno das eleições do próximo domingo.

Manaus também recebeu felicitações do vereador Gilmar Nascimento (PSD), relembrando fatos que marcaram a história da capital do Amazonas, entre eles a construção do Forte de São José do Rio Negro e a época em que Manaus foi elevada a categoria de Vila e de Cidade.

“Tenho alegria em dizer que sou de Manaus e nessa data quero parabenizar a minha cidade querida e todos aqueles que vieram para Manaus com os seus sonhos e aqui construíram suas famílias e empreendimentos”, declarou Gilmar Nascimento.

O parlamentar também deixou seu recado em relação à escolha do futuro representante do Estado do Amazonas, ao observar que o povo está antenado aos discursos dos candidatos e que as fake news não podem influenciar no direito de votar. “Que o nosso povo tenha discernimento e visão de gestão na hora da escolha de seu representante”, frisou.

O vereador Raulzinho (Dem) retratou em seu discurso a realidade da população. Segundo ele, ao longo de seu mandato sempre esteve ao lado do povo ouvindo suas necessidades, além de realizar visitas em hospitais e delegacias para ver como a população está sendo tratada. O parlamentar deixou o seu recado ao cidadão que pense muito bem na hora de decidir o seu voto. “Se está bom, que continuem, mas se acham que é melhor evoluir façam suas escolhas”, alertou Raulzinho.

O vereador e futuro senador, Plínio Valério (PSDB), destacou em seu discurso a questão das fake news nas eleições, observando que foi vítima de falsas notícias durante o processo eleitoral deste ano. “Enfrentei as mentiras sobre minha pessoa combatendo com a verdade. Condeno essa prática. “Que a população haja como reagiu à minha candidatura, confie em seu candidato”, pontuou Plínio

Por sua vez, o vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) destacou parabéns à cidade de Manaus desejando ao povo do Amazonas a serenidade de fazer sua escolha justa na hora de votar em seu candidato a governo do Estado, sem interjeição de noticias caluniosas. “Que o voto possa ser universal sem intervenção de pessoas escrupulosas”, alertou.

O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PMN) também deixou sua homenagem à cidade de Manaus. “Homenageio todos os manauaras e todos aqueles, assim como eu, escolheram esta cidade para morar. Manaus merece que esta data seja lembrada por todos nós”, disse o parlamentar.

Filho de Itacoatiara, o vereador Roberto Sabino (PHS) também expressou gratidão à cidade de Manaus. “Sou daqueles que oram por Manaus, sou filho de Itacoatiara e estou aqui desde 16 anos. Manaus me acolheu de coração. Que possamos cuidar desta cidade como cuidamos de nossa casa. É uma cidade que amo de coração e pretendo ficar aqui para continuar contribuindo para o seu desenvolvimento”, comemorou.

Outro parlamentar que também saudou Manaus foi o vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS). Natural de Belém chegou à capital do Amazonas aos três anos. Realizou sua formação em medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Tenho imensa gratidão a esta cidade. Hoje pratico a medicina e estou como vereador. Obrigado Manaus e parabéns pelos 349 anos”, felicitou.

Em relação aos candidatos a governo do estado, Dr. Ewerton Wanderley que também atua nas Unidades Básicas de Saúde como médico, pediu que o novo gestor estabeleça mecanismos para conter os pacientes nas emergências de seus municípios, pois a falta de estrutura e de profissionais colocam em risco a vida daqueles que precisam de atendimento adequado.

“Devido à carência na saúde dos municípios, os pacientes se deslocam até Manaus, que também já e carente de saúde publica. Vejo essa situação todos dias nas unidades em que atuo”, disse o parlamentar.

Os vereadores Elias Emanuel, Professora Jacqueline (PHS), Raulzinho (Dem) e Professor Samuel também parabenizaram Manaus pelos 349º aniversário.

COMPARTILHAR