Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) começaram, nesta segunda-feira (23), o processo de cadastramento para assinatura digital de requerimentos, votações e comissões. No primeiro dia do cadastro para emissão do certificado do aplicativo mobilie, nove parlamentares se cadastraram.  O serviço está sendo realizado na sala de Imprensa da Casa Legislativa, das 10h às 16h, e vai até sexta-feira (27).

A assinatura digital feitas por tablet e smartphone vai permitir com que os vereadores tenham mais agilidade na tramitação e despacho dos documentos da Casa.

Para o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PMN), o novo método implantado na Câmara vai trazer mais transparência, agilidade no despacho de documentos e comodidade para os vereadores.

“A evolução da tecnologia refletiu diretamente nesta nova geração, estamos na era digital. Parabéns à Câmara Municipal, por esse momento ímpar. Através da assinatura digital vamos ter maior clareza e maior agilidade nos tramites de documentos”, disse Daniel.

A vereadora Professora Jacqueline (PHS) destacou que o uso do aplicativo vai facilitar o trabalho das comissões, por exemplo. Antes, as assinaturas eram colhidas em plenário por uma secretária de comissão. Com a digitalização, o processo se torna célere e ainda contribui com o meio ambiente, na redução do consumo de papel, como destacou a parlamentar.

“A Câmara Municipal está se adequando a uma tendência de modernização. O mundo hoje é globalizado, a tecnologia comanda praticamente todos os processos. Tudo agora é via internet, os bancos já se adequaram, hoje não vamos mais para fila de banco, tudo é online. E não poderia ser diferente com esta Casa. Somos um dos primeiros parlamentos no Brasil a ter tudo digital, além de termos um papel social importante em relação à questão do meio ambiente, pois com esse método vamos reduzir o consumo de papel, vamos dar agilidade aos processos de documentos, facilitando a comunicação”, enfatizou Jacqueline.

Marcel Alexandre (PHS) acredita que essa inovação vai trazer grandes benefícios à CMM, principalmente, em relação à tramitação de documentos e votações importantes que acontecem no plenário.

“Inaugurei essa fase de inovação na Câmara. Estamos vivendo essa era digital na Casa que tem avançado muito. Com o novo método a CMM se torna um dos parlamentos mais transparentes do país. A gestão do presidente Wilker é uma gestão muito avançada, e nós temos que acompanhar”, completou Marcel.

De acordo com o Diretor de Gestão de Qualidade e Tecnologia da Informação (DGTI), Gleison Alcantara, após a emissão de todos os certificados do aplicativo mobilie, a DGTI vai instalá-los nos tablets para que sejam utilizados pelas comissões para as votações, e caso solicitado, também serão instalados nos celulares Android.

COMPARTILHAR