Urucurituba é um município brasileiro localizado na microrregião de Itacoatiara, no estado do Amazonas . É a 34º cidade mais populosa do estado de acordo com estimativas do IBGE em 2016.

Ocupa uma área de 2 906,677 km², sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE em 2016, é de 21640 habitantes, sendo assim o trigésimo quinto maior do estado em população.

O município possui uma temperatura média anual mínima de 25 °C e de 34 °C como média máxima. O seu Índice de Desenvolvimento Humano IDH é de 0,588, sendo considerado baixo.

A vegetação, típica da região amazônica, é formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo, ao seu redor, um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.

Etimologia

Urucurituba é vocábulo indígena que significa palmeiral, “lugar onde há muitas palmeiras”. Do tupi urucuri: um das muitas variedades de palmeiras do Brasil; e tyba: grande quantidade, abundância.

História

Os índios Mundurucus, Maués e outros foram os primitivos habitantes da região, hoje ocupada pelo município de Urucurituba Pouco tempo após a expedição de Pedro Teixeira de Belém do Pará a Quito (Equador), inicia-se o desenvolvimento propriamente dito do Amazonas.  Próximo à fronteira atual com o Pará, na margem esquerda do Rio Amazonas, vão surgindo os núcleos que dariam origem às maiores cidades da área. Em 1660, Silves; em 1757, Itacoatiara; em 1814,Urucará. Na margem direita do grande rio, quase à mesma altura de Urucará, floresce a povoação de Urucurituba, com território desmembrado de Urucará e Silves.

Geografia

Urucurituba está localizado no centro do estado, na microrregião de Itacoatiara e na mesorregião do Centro Amazonense, numa área de baixo planalto. Localiza-se a uma latitude -2,6844 e a uma longitude -57,6691, estando a uma altitude de 11 metros acima do nível do mar . Possui uma área de 2 906,677 km² e seu território tem como limite as cidades de: Urucará, Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Silves, Itapiranga, Barreirinha e Boa Vista do Ramos. Sua população estimada pelo IBGE em 2016 e de 21 650 habitantes.[4]

Hidrografia

Urucurituba está localizada junto à bacia hidrográfica Amazônica. Os rios que passam por Urucurituba são os rios Solimões e o Rio Negro, que formam o Rio Amazonas.[7] O rio Solimões começa no Peru e, ao entrar no Brasil, no município de Tabatinga, recebe o nome de Solimões.[8]

 

COMPARTILHAR