UFAM homologa implantação do curso de Medicina em Coari

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em reunião realizada na última sexta-feira, 15, o Conselho Universitário da UFAM (Consuni) homologou duas resoluções da Câmara de Ensino de Graduação (CEG), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Concepe), 006/ 2015 e 007/ 2015, que tratam, respectivamente, da aprovação do Projeto Pedagógico, e regulamentação do curso de Medicina (diurno) no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB).

Fachada_Ufam

A comissão que trabalhou nas duas Resoluções, teve como norte as bases das novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Medicina, instituídas por meio da Resolução nº 03, de 20 de junho de 2014, do Ministério da Educação, que “Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências.”

O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina a ser implantado no ISB/ UFAM Coari, possui princípios inovadores na formação dos futuros bacharéis de Medicina, que serão médicos generalistas, com atenção essencialmente voltada à Saúde Básica (SUS).

De acordo com esse novo modelo, o aluno é colocado precoce (1º período) e intensamente (oito horas práticas por semana) em atividade na Unidade Básica de Saúde (UBS) e fará visitas domiciliares, no cumprimento de uma disciplina chamada `Família e Comunidade´, que figura longitudinalmente em todos os períodos que antecedem ao Estágio Curricular Supervisionado. Ou seja, desde o início, o aluno integra-se à equipe e faz, tutelado, todas as atividades atinentes à atenção básica.

Esse modelo de formação permite que o acadêmico de Medicina se integre a um sistema ordenado, voltado para o perfil epidemiológico, proporcionando a aquisição de conhecimentos técnicos, responsabilidade social e atitudes eticamente relevantes.

Para a reitora da UFAM, professora doutora Márcia Perales, a homologação da implantação do curso de Medicina em Coari é uma vitória de todos os envolvidos. “Quero agradecer à faculdade de Medicina porque foi muito importante, e será, no processo de implantação. Agradecer também ao ICB (Instituto de Ciências Biológicas) e ao ISB de Coari. Isso é uma conquista da UFAM, da sociedade, para que possamos não só ampliar vagas, mas ampliá-las numa área onde nós temos um quantitativo insuficiente de médicos para as demandas postas na sociedade. O Consuni fez isso com muita clareza e serenidade”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS