FOTOS: FELIPE NASCIMENTO/UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou nesta segunda-feira, 25, a colação de grau da primeira turma da graduação em Tecnologia em Jogos Digitais. O curso ocorreu em oferta especial, na Escola Superior de Tecnologia (EST) e está formando 11 profissionais tecnólogos na área de desenvolvimento de jogos digitais, aptos à análise crítica e criativa quanto a elaboração de pesquisas e aplicativos.

O curso foi criado em 2014, através da resolução nº 33/2014 do Conselho Universitário da UEA, com o intuito de atender uma demanda temporal do mercado. Para o vice-reitor da UEA e coordenador do curso de graduação, professor Cleto Leal, o curso também é pioneiro e despertou outras instituições de ensino a investirem nesse segmento e, conseqüentemente, fortalecer o ramo de desenvolvimento de jogos na região.

“Antes mesmo da conclusão do curso todos esses alunos já estavam inseridos no mercado de trabalho, ou seja, há realmente uma necessidade do mercado por esses profissionais e a UEA conseguiu prever isso com a oferta da graduação e de uma pós-gradução também nesse segmento”, disse Cleto.

A graduação em jogos digitais é multidisciplinar e enfatiza quatro áreas: programador de jogos digitais, game designer, artista gráfico e músico digital. Além do empreendedorismo nestes eixos.

O formando Márcio Henrique dos Santos Silva, 21, levou a sério os conhecimentos obtidos em empreendedorismo. O estudante montou uma startup em criação de jogos digitais e está otimista com o mercado na área. “Esse é um ramo que está muito crescente e só não está empregado quem não quer”, avaliou.

Silvio Lasmar dos Santos, 21, enveredou para a area de designer e também pretende continuar investindo nos estudos e em qualificação. “O Mercado existe, mas quanto mais conhecimento mais longe e oportunidades estarão disponíveis”, comentou.

 

COMPARTILHAR