Fotos: Divulgação Assessoria de Comunicação da Seduc

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) informa que a transferência de alunos dentro da rede (de todos os ensinos, anos e séries) começa neste sábado (06/01). O atendimento será a partir de 00h01 do dia 6 de janeiro até as 23h59 do dia 10 de janeiro, pelo site www.matriculas.am.gov.br ou pelo aplicativo Matrículas Amazonas.

Os interessados devem lembrar que o atendimento presencial será no período de 8 a 10 de janeiro em qualquer escola da rede estadual. O calendário de matrículas está disponível no site www.educacao.am.gov.br.

Nesta sexta-feira (05/01), encerra o prazo para os pais confirmarem a matrícula dos alunos que tiveram Transferência por Reordenamento (transferidos porque a escola não oferece continuidade de ensino) realizada pela própria escola. Os pais desses alunos devem levar a documentação dos filhos até a escola para a qual o estudante foi remanejado.

Os alunos de escola sem continuidade de ensino são: alunos do 2º período da educação infantil cuja escola não oferece o 1º ano do Ensino Fundamental; alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que a escola não oferece 6º ano; e, ainda, o concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental cuja escola não oferece 1ª Série do Ensino Médio.

Todo o procedimento de matrícula, seja para aluno da rede como aluno novo, deve ser realizado pelo site www.matriculas.am.gov.br ou pelo aplicativo Matrículas Amazonas.

Para novos alunos, cuja matrícula começa dia 13 de janeiro, os pais ou responsáveis já podem acessar as ferramentas, desde agora, para efetuar o cadastro e, assim, agilizar o processo nos dias destinados às matrículas.

O secretário da pasta, professor Lourenço Braga, reforça que os pais dos alunos não precisam dormir na frente das escolas para conseguir uma vaga para o filho, pois todo o atendimento pode ser feito pela Internet, de casa, ou até mesmo pelo aparelho celular. O governo, por meio da Seduc oferece 137.128 novas vagas e o município vai oferecer 47.636 vagas.

 Para o aluno da rede estadual com deficiência e os novos alunos, de todos os ensinos, anos e séries, também com deficiência, o atendimento será, preferencialmente, pelo site e pelo aplicativo nos dias 11 e 12 de janeiro. Mas também poderá ser presencial em qualquer escola das redes estadual e municipal. 

 A Seduc orienta que, após os pais ou responsáveis realizarem o cadastro e a reserva de vagas, via site ou aplicativo, terão três dias úteis após a garantia da vaga para comparecerem à escola escolhida com toda a documentação do aluno. Somente com a entrega dos documentos o processo de matrícula estará concluído e essa confirmação é presencial.

 Para quem perder os prazos do calendário das matrículas 2018 haverá atendimento a partir do dia 19 de janeiro. O ano letivo 2018 está previsto para iniciar no dia 15 de fevereiro de 2018.

O aplicativo Matrículas Amazonas, desenvolvido pela Prodam, está disponível para os sistemas Android e iOS, é uma ferramenta na qual o estudante ou o responsável legal pode realizar a reserva da vaga. Basta acessá-lo, fazer o cadastro e selecionar a escola. Outra opção é por meio do site: www.matriculas.am.gov.br, para o qual segue o mesmo procedimento.

COMPARTILHAR