Termo de Geminação garante intercâmbio multisetorial entre Manaus e Braga

Facebook
Twitter
WhatsApp

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), participou, na manhã desta quarta-feira (1º), da assinatura do Termo de Geminação da cidade de Braga, em Portugal, com o município de Manaus. A geminação enquadra-se na estratégia de afirmação internacional da Cidade de Braga e visa aumentar a cooperação e as relações entre os dois Municípios.

MANAUS, 01/06/16 PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) ASSINA TERMO DE GEMINACAO DA CIDADE DE BRAGA EM PORTUGAL COM O MUNICIPIO DE MANAUS.

Wilker é autor da lei municipal 2.090/2015, a qual reconhece como cidades-irmãs Manaus e Braga. Conforme a lei aprovada pela Câmara, o Poder Executivo Municipal está autorizado a firmar acordos, programas de ação, convênios e outros programas de cooperação técnica entre Manaus e Braga. O intercâmbio abrangerá, ainda, programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos e comerciais, entre as duas cidades.

“Esse acordo possibilitará importantes avanços nas mais diversas áreas do investimento. Braga com sua área tecnológica pujante tem muito a contribuir com o nosso Estado que também concentra importantes atividades tecnológicas por meio da nossa Zona Franca”, destacou Wilker.

O município de Braga está situado na região do Minho e é a terceira maior cidade de Portugal, depois de Lisboa e Porto. Apresenta altos padrões de qualidade de vida devido à sua localização e infraestruturas existentes. As atividades que mais contribuem para o valor acrescentado bruto do município são, por ordem decrescente de importância, a indústria manufatureira, o comércio, a construção, os serviços de saúde, apoio social e serviços de consultoria e as atividades técnicas e científicas.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, salientou que as duas cidades “têm muito a ganhar com a geminação”, desde logo pela “partilha de experiências e pela oportunidade de avançar com projetos conjuntos no plano científico, social, ambiental, cultural, desportivo e econômico”.

O intercâmbio com a cidade de Manaus nasceu das relações que se estabeleceram entre os dois Municípios, com especial enfoque na comunidade luso-brasileira de Manaus, através da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira do Amazonas e do Conselho da Comunidade Portuguesa e Luso Brasileira do Amazonas.

Em agosto, será a vez de Manaus receber uma comitiva de Braga, composta por diversos empresários e representantes de associações empresariais de Portugal. Além de Manaus, a comitiva também irá ao Rio de Janeiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS