Foto: Socorro Maia / portaldoamazonas.com

Os 116 estudantes  universitários que foram aprovados no processo seletivo realizado em novembro de 2017, serão integrados como estagiários no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) na próxima quarta-feira (17), a partir das 9h. A reunião será conduzida pela presidente do TCE, conselheira Yara Lins dos Santos, com o apoio do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) e da Escola de Contas Públicas (ECP), no auditório do órgão.

Antes de iniciarem suas atividades em seus respectivos setores o estagiário serão submetidos uma série do treinamento do que faz parte do encontro, que integra o Programa de Desenvolvimento de Estagiários (PDE), oferecidos aos estudantes pela ECP até o dia 25/1 o objetivo é proporcionar aos estagiários uma fácil e rápida adaptação ao órgão.

Nesta primeira etapa  os estagiários poderão conhecer o funcionamento de diversos setores do Tribunal, com apresentações do coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Ari Moutinho Júnior; do ouvidor-geral do TCE, conselheiro Érico Desterro; e do corregedor-geral, conselheiro Júlio Cabral e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Carlos Alberto de Almeida.

Neste período de integração serão apresentados, também, o organograma da instituição, o funcionamento do Controle Externo do TCE, a política de qualidade, de segurança pessoal e patrimonial, entre outros temas.  

Esse processo de capacitação servirá para identificar lacunas de competências dos estagiários, a fim de supri-las por meio de treinamentos específicos.

“Esperamos que esta série de atividades direcionadas aos novos estagiários possa contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional deles”, disse a chefe do Degesp, Merisa Mendes, ao enfatizar que o PDE, de responsabilidade do setor, compreende os processos como integração, pesquisa de clima, levantamento das necessidades de treinamento, plano de desenvolvimento individual, avaliação de desempenho e entrevista de encerramento de estágio.

 

O início das atividades dos 116 estagiários em seus setores será no dia 29 de janeiro. Já os estudantes que fazem parte do cadastro de reserva (644) serão convocados ao longo de 2018, conforme o surgimento de novas vagas.

 

Os novos integrantes do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas vão receber uma bolsa no valor de R$ 1.000,00, com ajuda de custo para o vale-transporte no valor R$ 167,20 e mais seguro de vida e de acidentes. os estagiários cumprirão uma carga horária de 25 horas semanais, sendo cinco por dia.

 

COMPARTILHAR