TCE-AM concede Colar do Mérito de Contas a 17 personalidades

Facebook
Twitter
WhatsApp

As solenidades em comemoração pelos 65 anos do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) iniciaram na manhã desta sexta-feira (9) com a entrega da mais alta condecoração da corte de Contas — o colar do Mérito de Contas — a 17 personalidades, reconhecidas pelo colegiado pelos serviços prestados à sociedade amazonense e ainda com o lançamento do livro histórico dos 65 anos do TCE, escrito pela historiadora e jornalista Etelvina Garcia.

SONY DSC
SONY DSC

Prestigiada por diversas autoridades, entre elas o governador do Amazonas, José Melo, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a solenidade homenageou com medalhas e certificados 13 autoridades ligadas a diversas áreas e quatro personalidades in memoriam, cujas condecorações foram recebidas pelos familiares.

Instituída por meio da resolução nº 01, de 07 de abril de 2005, a Medalha Colar do Mérito de Contas é conferida aos cidadãos que, por suas realizações e seus méritos, tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento do TCE-AM. A escolha dos nomes dos agraciados foi aprovada em reunião administrativa pelos setes conselheiros, que compõem a colegiado.

Em nome do Pleno, o conselheiro Mario Mello fez o discurso aos presentes falando da história da Corte de Contas e de sua evolução, abordando as últimas conquistas do TCE-AM (indicação à final prêmio Innovare e a integração da Escolas de Contas à rede estadual de ensino), fazendo uma breve síntese do currículo e da vida dos agraciados.

Na avaliação do conselheiro-presidente do TCE, Josué Filho, a corte de Contas faz uma justa homenagem aos agraciados, ao reconhecer o trabalho de todos e também daqueles que deixaram um rastro de trabalho, como é o caso dos quatro agraciados in memoriam (a Maria do Socorro Dutra, a Plínio Ramos Coelho, a Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho e a Josué Cláudio de Souza) cuja homenagens foram recebidas pelos familiares. “O Tribunal está em festa por causa dessa homenagem a essas pessoas, que tanto fizeram e fazem pelo nosso Estado”, comentou.

Em nome dos agraciados, o ministro Marco Aurélio de Mello, agradeceu pelo reconhecimento da corte de Contas amazonense e se disse duplamente honrado por receber a medalha ao lado de pessoas, in memoriam, como Plínio Ramos Coelho, a Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho e a Josué Cláudio de Souza.

À imprensa, o governador José Melo classificou a escolha dos agraciados pelo colegiado do TCE como umas das mais acertadas, como aconteceu em ano anterior. Segundo ele, “as pessoas homenageadas tem um lastro de serviço prestado em suas vidas, que merece reconhecido. Mesmo aqueles que já estão em outro plano, como é o caso de Arthur Virgílio Filho e Josué Cláudio de Souza, que ajudaram a construir a história do Estado”. Segundo José Melo, o posicionamento correto do ministro Marco Aurélio também mereceu o reconhecimento amazonense.

Foram homenageados: Walton Alencar Rodrigues, ministro do Tribunal de Contas da União; Marco Aurélio de Mello, o ministro do Supremo Tribunal Federal; Antônio Silva, empresário; Júlio Antônio Lopes; o advogado; Lupercino de Sá, desembargador; Átila Lins, o deputado federal e auditor de Contas aposentado; Francisco Cruz, ex-procurador-geral e procurador; Márcia Perales, a reitora da Universidade Federal do Amazonas, Omar Aziz, o senador e ex-governador; Cristina Calderaro, jornalista e empresárias; Cassiano Cirilo Anunciação, o empresário; e Raimundo Michiles, o conselheiro aposentado; e in memoriam para Maria do Socorro Dutra, a Plínio Ramos Coelho, a Arthur Virgílio e a Josué Cláudio de Souza.

Livro lançado
Durante a solenidade de entrega de medalhas, foi lançado o livro dos 65 anos de história do TCE-AM, confeccionado pela historiadora, escritora e jornalista Etelvina Garcia. Segundo ela, a obra com 202 páginas é uma compilação das quase sete décadas de existência de Corte de Contas, com todos os avanços, conquistas e números aos longos dos anos. O livro, que será disponibilizado no portal do TCE, serve como base de pesquisa para estudiosos e estudantes de modo geral.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS