O programa “Amazonas Saúde Itinerante”, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizará 600 consultas oftalmológicas nos municípios de Itapiranga e Silves. Os atendimentos serão realizados entre os dias 20 e 23 de setembro.

FOTO SECOM
FOTO SECOM

Segundo a coordenadora do programa, Carmelita Alves, após as consultas, a Susam providenciará gratuitamente os óculos para os pacientes que tiverem a indicação médica.

O primeiro município a ser atendido será Itapiranga. Serão realizadas 300 consultas na cidade, nos dias 20 e 21. Em seguida será a vez de Silves, com mais 300 atendimentos, de 22 a 23.

Os pacientes serão atendidos com base em listas de espera elaboradas pelos próprios municípios, por meio de suas secretarias de Saúde.

“As ações do programa são importantes porque permitem que as pessoas consigam tratamento no próprio município, evitando o difícil deslocamento para Manaus em busca de um especialista”, destaca o titular da SEA-Interior, Edivaldo da Silva.

O programa também realizou consultas este mês nos municípios de Itacoatiara (400 pacientes) e São Sebastião do Uatumã (300 pacientes).

Em 2017 o programa já realizou 19 ações nos municípios de Novo Airão, Eirunepé, Manacapuru, Envira, Rio Preto da Eva, Parintins, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Carauari, Juruá, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Tapauá, Canutama e Beruri.

Somente na área de oftalmologia, foram realizadas 3.999 consulta e 1.579 óculos distribuídos.

PAI – Enquanto isso, o programa de Pronto Atendimento Itinerante, conhecido como barco PAI, realizou 7,1 mil consultas clínicas, 4,6 exames preventivos, 7,7 procedimentos odontológicos, 7,2 mil consultas oftalmológicas, 5,5 ultrassonografias, 1,7 vacinas, 2,4 exames dermatológicos, 9 eletrocardiograma, 4,4 mil óculos distribuídos e 40 testes do olhinho.

COMPARTILHAR