Susam disponibiliza ambulância no Porto da Ceasa, em Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) disponibilizou uma ambulância de suporte avançado para atuar no Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus. Novo, o veículo vai operar no transporte de pacientes oriundos Autazes, Careiro da Várzea, Manaquiri e Careiro.
Com suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a ambulância é indicada para o transporte de pacientes em situação de urgência/emergência. O veículo é um dos 110 adquiridos pela gestão Amazonino Mendes em 2018, para reforçar o serviço de transporte de pacientes no estado.
De acordo com a secretária-executiva adjunta do interior, Edylene Pereira, da Susam, o veículo terá como base o Serviço de Pronto Atendimento da zona Sul (SPA-Sul), no bairro Colônia Oliveira Machado, e sempre que for acionado, fará o transporte de pacientes, a partir do porto, até uma unidade de saúde da capital.
“Esse é um serviço muito importante, que a atual gestão encontrou sem contrato. Estamos resgatando agora e, desta forma, o atendimento aos pacientes do interior ganha mais qualidade”, declarou Edylene.
Entrega de ambulâncias – Na terça-feira (18/12), a Susam entregou também 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital. Os veículos vão reforçar o transporte de pacientes de maternidades, prontos-socorros e de Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs/UPAs) localizados na capital amazonense.
O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, informou que, ao assumir a Susam, a atual gestão identificou que o socorro a pacientes por meio de ambulâncias, em quase todas as localidades do Amazonas, vinha funcionando de forma improvisada e precária.
“Com a entrega destas ambulâncias, estamos concluindo esta missão, após termos identificado a dificuldade que cada um dos municípios tinha em remover pacientes quando precisavam de tratamento fora do seu próprio município, ou até mesmo dentro da própria cidade. É gratificante ter conseguido contribuir nesse processo, porque de fato era uma situação muito indigna o modo como eles vinham sendo transportados”, disse Deodato.
Das 110 ambulâncias adquiridas pelo Estado, 78 foram destinadas ao interior e 32 à capital. Das ambulâncias destinadas a Manaus, dez foram para o SAMU. As outras 22 ficaram reservadas para as unidades de saúde e serviço de remoção da capital.
A secretária executiva adjunta de Atenção especializada da capital, Joselina Nobre, da Susam, disse que os veículos irão melhorar o tempo de resposta do atendimento. Segundo ela, o critério de definição para a distribuição das ambulâncias foi o volume de atendimento das unidades.
“A ambulância tem muita utilidade nessas unidades, porque ela dá agilidade na remoção do usuário, e isso significa salvar vidas”, afirmou Joselita.
As unidades que receberam ambulâncias novas são: SPA Danilo Corrêa; UPA Campos Sales; SPA Joventina Dias; SPA São Raimundo; Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste; Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo; Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul; Maternidade Azilda; Instituto Dona Lindu; e Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS