Sistema Sepror participa de Feira de Agronegócios em Manaus, com oferta de serviços e cursos a produtores rurais

O Governo do Amazonas, por meio dos órgãos do Sistema Sepror, participará da III Feira de Agronegócios da Nilton Lins, que inicia nesta quarta-feira (18/09) e vai até 22 de setembro, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus. Com expectativa de receber cerca de 200 mil visitantes, o evento contará com serviços e exposições da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), das Agências de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e de Defesa Animal (Adaf) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

 De acordo com os organizadores do evento, a III Feira de Agronegócios da Nilton Lins, que estará aberta das 17h à meia noite, pretende fomentar oportunidades de negócios entre produtores rurais e empresas do ramo da agropecuária, piscicultura, maquinários, equipamentos agrícolas e produtos veterinários, entre outras. A programação conta com a exposição e comercialização de bovinos de leite e de corte e provas de hipismo.

Para o secretário estadual de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, essa é mais uma oportunidade para fortalecer o setor primário. “Não podíamos deixar de participar da terceira edição da Feira do Agronegócio, pois é mais uma oportunidade para promover negócios e profissionalizar o setor. Estaremos transferindo, durante a realização da feira, o gabinete da Sepror para atendimento ao nosso público alvo: agricultores familiares, produtores rurais, piscicultores, pescadores, extrativistas, cooperados, empresários e demais atores sociais”, informou Petrucio.

Qualificação – Entre as atividades a serem realizadas pelos órgãos do Sistema Sepror, está a oferta de qualificação aos produtores. Profissionais da Secretaria de Produção Rural vão ministrar, gratuitamente, cursos como o de Boas Práticas em Manejo de Piscicultura; Regularização e Inspeção de Ovos; Projetos Prioritários para Cadeia Produtiva na Pecuária; Açaí e Cupuaçu; Redes Sociais para Agronegócio; entre outros. As inscrições acontecerão no local.

A Adaf promoverá quatro palestras, na próxima sexta-feira (20/09), para produtores que estiverem no evento. Além disso, a autarquia será responsável pela fiscalização agropecuária dos animais que estarão em exposição na feira, visando o bem-estar animal.

 Feira da ADS – No local do evento, próximo ao espaço da Fazendinha, a ADS realizará uma edição especial da Feira de Produtos Regionais. Das 17 às 21h, a feira vai ocupar um espaço de 300m², comportando cerca de 35 participantes, entre agricultores familiares, artesãos e empreendedores da economia solidária.

No local serão ofertados alimentos regionais frescos como hortaliças, frutas, laticínios e outros produtos oriundos da produção rural de agricultores da Região Metropolitana de Manaus. Produtos regionais inspecionados pela Adaf, sob o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), também serão comercializados na Feira ADS.

 Produtos da floresta – No estande do Sistema Sepror, haverá exposição de produtos como a castanha-do-brasil, óleos vegetais, borracha natural e piaçava, bem como serão prestadas orientações de segurança do trabalho e licenciamento para a cadeia produtiva da madeira. No Amazonas, as cadeias produtivas são trabalhadas pelo Idam, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em municípios com potencial produtivo.

 O trabalho desenvolvido pelo Sistema Sepror visa promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, garantindo alternativas de geração de renda para os agricultores familiares e produtores rurais, por meio do acesso ao crédito, instrumentos de comercialização, política de garantia de preços mínimos e assistência técnica qualificada e continuada.

 Evento – A feira ficará aberta das 17h até meia-noite, durante os cinco dias de funcionamento e contará ainda com praça de alimentação, leilões, apresentação de cavalos de raça e shows musicais. Entre as atrações, os cantores John Veiga, Wanderley Andrade, Uendel Pinheiro, Gabriel Sidrone, a dupla João Victor e Rodrigo e o Trio Du Vale. E tem atração para o público infantil: o Show da Zelda.

Close