Home / ASSEMBLEIA EM PAUTA / Servidores irão doar sangue ao Hemoam nesta terça-feira, 15

Servidores irão doar sangue ao Hemoam nesta terça-feira, 15

 Publicado em: 15 de Agosto de 2017 10:44

Nesta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza no horário de 8h às 12h, coleta de sangue dos servidores, dependentes e do público externo interessado em participar da doação. A intenção da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), parceiro da Casa Legislativa nesta ação, é coletar pelo menos 40 bolsas de sangue.

06_DOADORES-DE-SANGUE-NA-ALEAM-RS-570x381

Foto:Divulgação Aleam

A coleta será feita pelos técnicos do Hemoam, nas instalações da Diretoria de Saúde da Aleam e dura cerca de 15 minutos. O doador precisa estar alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas e medicações nas últimas 24 horas; ter entre 17 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter histórico de doenças.

As doações fazem parte do projeto “Doador Legal”, uma parceria entre o Poder Legislativo e o Hemoam, desde 2014, resultando na criação de um banco de dados com o cadastro dos servidores que são doadores. Entre os pontos positivos para o doador, maior agilidade no processo de liberação de bolsas de sangue quando necessitar fazer uma cirurgia.

No último dia 10 a subgerente de coleta do Hemoam, Eleonora Alencar, realizou palestra sobre doação de sangue aos servidores da Casa, destacando a importância do ato. Na ocasião, a especialista disse que quanto mais pessoas doarem melhor para manter o estoque de bolsas de sangue do hospital em alta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) trabalha no sentido de que 3 a 5% da população brasileira seja doadora. Hoje, segundo dados do Ministério da Saúde,esse dado varia entre 1,5 a 1,7%.

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*