Servidores da cooperativa de serviços gerais, refrigeração e manutenção participam de palestra sobre resíduos sólidos e coleta seletiva

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os 45 servidores da cooperativa de serviços gerais, refrigeração e manutenção da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram, na manhã desta quinta-feira (7), da palestra sobre Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva, como parte do treinamento para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004) no Poder Legislativo Municipal.

MANAUS, 07/07/16 SERVIDORES DA COOPERATIVA DE SERVICOS GERAIS, REFRIGERACAO E MANUTENCAO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, PARTICIPAM DE CURSO SOBRE COLETA SELETIVA E RESIDUOS SOLIDOS. NO DESTAQUE, ROSIANE DUARTE. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Durante a palestra, aberta pela diretora da Escola do Legislativo e auditora ambiental, Cristiane Monteiro, e ministrada pelo diretor do Grupo de Tecnologia da Informação (DGTI), André Luiz do Carmo, foi lançada, em primeira mão, a Cartilha Coleta Seletiva, elaborada pela Câmara.

O treinamento, da qual passaram todos os servidores dos departamentos e setores da CMM, prepara os funcionários para a certificação da ISO 14001, proporcionando conhecimentos básicos sobre a implantação da coleta seletiva, o que é reciclável, o funcionamento do aterro controlado e a destinação correta de cada material.

Entre outros pontos, abordados, estavam o descarte responsável dos resíduos sólidos e o uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que se localizam no Parque do Mindu (Parque 10), Parque dos Bilhares (avenida Constantino Nery), Parque Lagoa do Japiim (avenida Rodrigo Otávio) e Praça do Dom Pedro (avenida Pedro Teixeira).

De acordo com Cristiane Monteiro, só com educação ambiental, responsabilidade e conscientização é possível fazer o trabalho que resulte na preservação do meio ambiente.

Para a servente da cooperativa de serviços gerais Rosiane dos Santos Duarte, 28, a iniciativa serviu para que todos firmassem o compromisso com a execução correta da coleta seletiva, quando da realização da limpeza dos ambientes. “Vamos realizar as tarefas com maior atenção e fazer a armazenagem do lixo de forma correta. A gente já vinha fazendo da forma correta, mas agora, vamos trabalhar com o maior cuidado possível”, disse ela, com a Cartilha da Coleta Seletiva em mãos.

Cartilha

A Cartilha Coleta Seletiva, da Câmara Municipal de Manaus, traz, em suas 16 páginas, todas as informações, de forma simples, resumida e de fácil leitura, todas as informações relativas ao programa “Câmara Sustentável”, com implantação da Coleta Seletiva nas suas dependências e conscientização dos servidores, com vistas à Certificação da ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.

Nela, contem tópicos, de como implantar a coleta seletiva, manutenção da coleta seletiva, classificação do lixo, lixo reaproveitável, lixo não reciclável, os cuidados com a manipulação do lixo, com higiene e segurança, a prática dos 5Rs (Repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar), material necessário da coleta, entre outras informações necessárias para o sucesso do programa e manutenção do compromisso da Câmara com a política ambiental.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS