FOTOS: Michael Dantas/SEC

A Série Guaraná está de volta ao Teatro Amazonas com uma minitemporada de concertos da Amazonas Filarmônica. O primeiro deles acontece nesta quinta-feira (22/02), às 20h, com entrada gratuita para os camarotes, e ingressos a R$ 50 para plateia e frisas. A Série Guaraná de concertos de música erudita é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

No primeiro concerto da minitemporada, os instrumentistas da Amazonas Filarmônica executam a “Sinfonia nº 6”, do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896), sob a regência do maestro titular da orquestra, Luiz Fernando Malheiro. A peça de estilo romântico é dividida em quatro movimentos: “Majestoso”, “Adagio”, “Scherzo” e “Finale”.

“A ‘Sinfonia nº 6’ é uma obra intensa e monumental, que usa a orquestra inteira e na qual todos os naipes têm participação importante. Dentre as nove sinfonias de Bruckner, essa é a mais raramente executada, mas é uma de suas melhores, e por isso a escolhemos para esse concerto”, define Malheiro, que elege o “Adagio” como seu movimento preferido. “Para mim, é uma das melhores composições já escritas”.

‘Sonhos’ – A minitemporada segue com novo concerto da Amazonas Filarmônica no dia 1º de março, quinta-feira. Com regência de Malheiro, o espetáculo traz no programa o “Sonho de uma Noite de Verão”, de Felix Mendelssohn (1809-1847), que o compositor germânico escreveu como música incidental para a peça de mesmo nome de William Shakespeare.

Mendelssohn escreveu a abertura de sua obra com apenas 17 anos de idade, e só 16 anos depois, em 1842, viria a concluir a composição, atendendo ao pedido do rei Frederico Guilherme IV, da Prússia. “É uma obra bonita e delicada, com orquestra e coro feminino”, comenta Malheiro.

O concerto contará com duas solistas, as sopranos Isabelle Sabrié e Amanda Aparício – esta pela primeira vez se apresentando com a Amazonas Filarmônica. O espetáculo terá ainda a participação de um narrador, ligando os números musicais e as cenas da peça original do Shakespeare.

Mozart e Stravinsky – O último concerto agendado da minitemporada da Série Guaraná será no dia 8 de março, quinta-feira, sob a condução de Malheiro. O espetáculo terá no programa duas peças: o “Concerto para dois pianos nº 10”, de W.A. Mozart (1756-1791) e a “Suite Pulcinella”, de Igor Stravinsky (1882-1971).

Na apresentação da peça de Mozart, ao lado da orquestra, estarão ao piano os solistas, Marcelo de Jesus, também regente adjunto da Amazonas Filarmônica, e Renan Branco, músico convidado. A obra do compositor alemão é dividida em três movimentos: “Allegro”, “Andante” e “Rondo”.

Já a “Suite Pulcinella” contará com a participação de um quinteto solista, o Quinteto Elgar, formado por instrumentistas da Amazonas Filarmônica: Bárbara Soares e Igor Jouk (violinos), Diemerson Sena (viola), Anna Samokish (violoncelo) e Gabriel Neves Coelho (piano). Apresentada pela primeira vez em 1922, a suíte é derivada do balé homônimo de Stravinsky, escrito pelo compositor russo em 1920.

Após a minitemporada, que reúne os últimos concertos da Série Guaraná 2017/2018, a Amazonas Filarmônica fará uma nova pausa nas apresentações para se dedicar aos ensaios do Festival Amazonas de Ópera (FAO), que terá sua 21ª edição nos meses de abril e maio.

AGENDA
Concertos da Série Guaraná 2017/2018

Dia 22/02
“Sinfonia nº 6 em Lá Maior”, de Anton Bruckner (1824-1896)

Dia 1º/03
“Sonho de uma noite de verão”, de Felix Mendelssohn (1809-1847)
Amanda Aparício e Isabelle Sabrié, solistas

Dia 8/03
“Concerto para Dois Pianos em Mi Bemol Maior, KV 365”, de W.A. Mozart (1756-1791)
“Suite Pulcinella”, de Igor Stravinsky (1882-1971)
Marcelo de Jesus e Renan Branco, solistas

Amazonas Filarmônica
Luiz Fernando Malheiro, regência

SERVIÇO: Concerto da Amazonas Filarmônica – Série Guaraná 2017/2018
Data/hora: Quinta-feira, dia 22 de fevereiro, às 20h
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Entrada: Ingressos a R$ 50 para plateia e frisas; demais assentos gratuitos
Informações: (92) 3232-1768

COMPARTILHAR