Fotos: Luiz Eduardo Cruz / Semed

As atividades de capacitação dos educadores que atuam na área de Educação Integral e Educação Infantil, da rede municipal de ensino, tiveram início na quinta-feira, 15/2, à tarde, com a realização do 1º Seminário de Educação Integral na Educação Infantil, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Voltado para assessores pedagógicos de divisões e, departamentos da secretaria, o evento, encerrará nesta sexta-feira, 16, e conta com a palestra de especialistas da área.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, que esteve presente na abertura, destacou que o evento abre as atividades macro da rede municipal de ensino, abordando o assunto que será, ao longo dos próximos anos, o mais importante da rede, que é a promoção da qualidade de ensino e a capacitação de educadores voltados para a educação integral.

“Estamos começando nossas atividades com o que há de mais precioso para nós, que é discutir o nosso fazer pedagógico e, aqui especificamente, olhando para essa perspectiva do desenvolvimento integral na Educação Infantil. Espero que estes dois dias sejam de ampla  reflexão e que sirvam para incrementar o fazer pedagógico de todos”, disse.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, salientou que o seminário surgiu com a finalidade de intensificar o currículo da Educação Integral voltada para essa modalidade de ensino.

Para o chefe da Educação Infantil da Semed, Alexandre Romano, a ideia principal do encontro é  apresentar e discutir a proposta curricular da modalidade para o público interno e, depois, disseminar o assunto tratado nos dois dias para professores, gestores e pedagogos das unidades de ensino. “A ideia é que professores, gestores e pedagogos possam, a partir daqui, difundir a proposta curricular e reforça-la em toda rede”, observou Romano.

No primeiro dia de seminário, uma das palestrantes foi a professora Sônia Peixoto, que dentre outras questões, destacou doutrinas de especialistas usadas na proposta pedagógica e pelas unidades de ensino da Semed, como Jean Piaget.

Para a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, Zilene Trovão,  o encontro ajuda os educadores perceberem concepções, ainda não trabalhadas, ou desenvolvidas fortemente, sobre a Educação Integral. “Acredito que este seminário é muito importante, porque  aprofunda a questão na rede municipal e, com isso, acho faz com que a secretaria trabalhe a educação voltada para o aluno do século 21, ou seja, o aluno contemporâneo”, pontuou.

COMPARTILHAR