Home / O Amazonas em Brasília / Secretário Pedro Elias recebe apoio do ministro da Saúde para as medidas de reordenamento da rede

Secretário Pedro Elias recebe apoio do ministro da Saúde para as medidas de reordenamento da rede

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, reuniu-se nesta quarta-feira (1º), em Brasília, com o ministro da Saúde Ricardo Barros.

IMG-20160601-WA0026

Do encontro, participaram também o deputado federal Pauderney Avelino e a médica amazonense Adele Benzaken, recém-nomeada diretora do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS). Pedro Elias apresentou ao ministro os detalhes do reordenamento que está sendo implementado pelo Governo do Amazonas para resguardar o funcionamento dos serviços de média e alta complexidade, diante do cenário de crise econômica. Ricardo Barros considerou as medidas adequadas e colocou a equipe do Ministério à disposição, se houver necessidade de apoio técnico.

“Explicamos ao ministro que o reordenamento teve o cuidado de priorizar o atendimento integral à família, em substituição ao modelo de atenção segmentado, por faixas etárias. Da mesma forma, ressaltamos que estamos fazendo um esforço para contribuir com a ampliação da cobertura de Atenção Básica e, sobretudo, manter os serviços dos hospitais e prontos-socorros, que são de responsabilidade do estado, em pleno funcionamento”, afirmou Pedro Elias. De acordo com o secretário, o entendimento do ministro e de sua equipe técnica, é de que as medidas que estão sendo adotadas preservam as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pedro Elias também recebeu o compromisso de Ricardo Barros de que irá priorizar a liberação de recursos de emendas parlamentares propostas pela bancada do Estado, que ajudarão a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) a dar andamento em processos destinados, por exemplo, para aquisição de equipamentos. “O deputado federal Pauderney Avelino irá nos auxiliar na condução desse tema. Vou apresentar ainda esta semana ao ministério um levantamento das nossas prioridades absolutas para avançar na liberação dos recursos”, disse o secretário.

Durante a audiência com o ministro, a nova diretora de DST/Aids do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, solicitou que seja prorrogado, por mais dois anos, o Acordo de Cooperação Interfederativo (Interfam) firmado pelo MS com o Governo do Amazonas, para as ações de enfrentamento da doença no Estado. Coordenado pela Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), o acordo foi firmado em 2014 e contempla ações na capital e em municípios do interior considerados prioritários (Parintins, Tabatinga e Benjamin Constant), por concentrarem os indicadores mais elevados da doença. “O ministro garantiu que a prorrogação será efetivada”, disse Pedro Elias.

Retorno – Nesta quinta-feira (2) pela manhã, Pedro Elias já estará de volta a Manaus, onde retomará as discussões sobre as medidas de reordenamento da rede de atendimento local. O secretário instituiu um comitê de acompanhamento das medidas que serão implementadas. Presidido por Pedro Elias, o comitê terá reuniões semanais e conta com a participação da primeira dama do Estado, Edilene Oliveira e da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Vânia Barbosa; o subsecretário-adjunto de Atenção Especializada da capital, Wagner Souza; Felizardo Monteiro, técnico da Susam; o secretário estadual de Comunicação Amaral Souza; Alberto Jorge Silva e Gilson Silva, ambos representando o Conselho Estadual de Saúde (CES).

Publicidade de Exemplo

About PORTAL DO AMAZONAS

Redação (92) 3877-4539 [email protected] / [email protected]/

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Publicidade de Exemplo