A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) publicou na quarta-feira ( 27/12) direito de resposta no portal do Holanda, de propriedade do jornalista Raimundo Holanda, afirmando que o vídeo publicado na matéria  de terça-feira (26/12) é referente a uma tentativa de fuga que foi frustrada pela Seap e pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) no Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), no dia 29 de novembro deste ano, ou seja, negando a chamada da postagem que insinuava que o vídeo era atual, causando insegurança e pânico na população.

VEJA O LINK DA MATÉRIA PUBLICADA PELO PORTAL DO HOLANDA

http://www.portaldoholanda.com.br/bastidores-da-politica/bastidores-da-politica-presidios-e-fuga-no-amazonas

Em nota oficial a Seap declara que no dia 29 de novembro,  seis internos do CDPM II quebraram a parte superior de um das celas, que dava acesso ao telhado da unidade,  toda  movimentação dos detentos foi notada  pelo monitoramento do CDPM II, que acionou os policiais da guarita, que se deslocaram até a área onde os presos desceram e renderam os seis detentos.

A Seap e as Forças do Sistema de Segurança Pública do Amazonas estão atuando constantemente na fiscalização e ações de presença nas unidades prisionais da BR-174 e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada na zona leste, por meio da “Operação Cerberus”, que tem o objetivo de intensificar as vistorias e os procedimentos de rotina, para estabilizar o sistema e evitar que novas situações de conflito e desordem venham a acontecer no Sistema Prisional do Amazonas.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) afirma que a publicação não passou de FAKE NEWS 

A Seap lamenta que alguns veículos de comunicações locais utilizem seus canais para publicações de matérias baseadas em BOATOS, SUPOSIÇÕES ou MEIAS VERDADES, sem CHECAR com as DEVIDAS FONTES a VERACIDADE das informações.

 

Significado de Fake News: São notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras, uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade. As notícias falsas atualmente buscam disseminar BOATOS e INVERDADES com INFORMAÇÕES que NÃO SÃO OFICIAIS, estratégias usadas para confundir, manipulação editorial (dar maior peso a uma visão em detrimento de outras) e descontextualização (retirar falas, datas ou números da situação onde foram divulgados).

 

Informações truncadas

Finalizando a Nota Oficial a secretaria acredita na liberdade de imprensa, uma vez que o jornalismo possui a missão de informar a sociedade. E, por isso, reitera que está sempre à disposição dos veículos de comunicações locais, nacionais e internacionais para esclarecimentos sobre o que acontece nas unidades prisionais da capital e do interior do Amazonas.

http://www.portaldoholanda.com.br/bastidores-da-politica/risco-de-rebeliao-seap-x-portal-do-holanda-afinal-quem-da-informacoes-inverid

Leia na íntegra a nota de DIREITO DE RESPOSTA  da  Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) – GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS – que o portal do Holanda publicou,  desmentindo que as imagens não eram atuais.

 

 

Forças de segurança intensificam operações no sistema prisional e em pontos estratégicos de Manaus

Neste final de semana, a “Operação Cerberus” se intensifica com o acompanhamento das visitas de fim de ano e o reforço no policiamento nas áreas próximas às unidades prisionais. A operação, que permanece em janeiro de 2018 por tempo indeterminado, contempla, além do patrulhamento e revistas, o reforço de efetivo policial nas muralhas e acompanhamento das trancas das unidades no final de tarde.

De acordo com o secretário da Seap, coronel PM Cleitman Coelho, todo o efetivo operacional da Seap, cerca de 60 servidores, está empregado na ação. “Nossos servidores que atuam em unidades prisionais, o grupo da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e o Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) estão em campo acompanhando toda a movimentação das unidades prisionais, para assegurar o cumprimento adequado da rotina em cada presídio”, afirmou.

Participam também da “Operação Cerberus”, 100 policiais militares e 20 policiais civis do grupo Fera. O secretário Cleitman Coelho ressalta, ainda, que o reforço do efetivo da Força Nacional, que chegou a Manaus no último sábado (24/12), está dando mais apoio às ações programadas. “Hoje temos um total de 72 policiais da Força Nacional em Manaus. Juntando forças, estamos atuando constantemente para garantir a paz e a ordem no sistema prisional”, disse.

Foto: Divulgação Seap/PMAM/SSP-AM

O secretário da Seap, Cleitman Coelho, ressaltou que a operação realizada durante as visitas aos internos do sistema prisional, no período de Natal, saiu conforme planejado. “Registramos no dia 23 e 24 movimentação tranquila, a partir do momento que todas as visitas foram liberadas para entrar. A Seap pretende garantir uma virada de ano igualmente estável, com a intenção de preservar a vida dos custodiados, seus familiares, servidores e prestadores de serviços no sistema prisional”, afirmou.

Foto: Divulgação Seap/PMAM/SSP-AM

Como diferencial nas operações policias, afirmou Bosco Saraiva, está o uso de aeronaves no patrulhamento. “Estamos implementando um sistema novo com patrulhamento terrestre, fluvial e o monitoramento aéreo com as aeronaves que estão sobrevoando os presídios e as áreas consideradas vermelhas de Manaus”, destacou.

Foto: Bruno Zanardo/SECOM

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, destacou a atuação das forças de segurança do Estado no controle dos presídios e nas demais operações em curso na cidade. “Há uma atenção redobrada porque havia um falatório, muito boato na internet, dizendo que iria acontecer algo como uma espécie de comemoração daquele episódio que manchou a nossa história. Estamos cuidando da segurança de todos, com maior controle dos presídios e reforço policial nas ruas”, ressaltou.

Estarei pessoalmente, juntamente com os comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, patrulhando a cidade”, disse o vice-governador e secretário de Segurança Pública.

COMPARTILHAR