São Sebastião do Uatumã  no interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 13 105 habitantes em 2016

História

O município tem suas origens ligadas à povoação de Santana da Capela, em 1814, por Crispim Lobo de Macedo. Em 1880, foi criada a freguesia, com sede em Santana da Capela. Em 1887, foi criado na área de freguesia o município de Urucará, que em 1930, é extinto, com seu território sendo anexado a Itacoatiara, para ser definitivamente restabelecido em 1935. Em fins de 1981, constavam da estrutura administrativa de Urucará os seguintes subdistritos: Urucará, Santa Maria, Capucapu, Alto Uatumã e São Sebastião. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, São Sebastião e territórios adjacentes da margem esquerda do rio Uatumã são desmembrados de Urucará e passam a constituir o município autônomo de São Sebastião do Uatumã.

Eventos culturais

O calendário cultural do município apresenta como maiores destaques:

  • Festa do padroeiro São Sebastião, de 10 a 20 de janeiro;
  • Festa do Carnaval, em fevereiro;
  • Festa do Tucunaré, geralmente na segunda quinzena de outubro, que é realizada na praia em frente a cidade e tem como principais atrações a pesca esportiva, o desfile da Garota Tucunaré e atrações musicais com bandas do próprio município, dos municípios vizinhos e atrações nacionais;
  • Festa de aniversário do Município, no dia 10 de dezembro, com diversas atrações e gincanas;
  • Outros festejos de grande importância para a população local são arraiais em alguns bairros e, na Semana da Pátria, existem gincanas que envolvem a o corpo discente da cidade.
  • Festival de quadrilhas: Acontece sempre no mês de agosto e é organizado por grupos folclóricos com 40 brincantes que utilizam-se de coreografias e alegorias em suas apresentações. Os principais grupos folclóricos são: “Rochedo na Roça”, “Gaviões da Roça” e “Franciscanos na Roça”.

 

COMPARTILHAR