Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc

As escolas da rede pública estadual do Amazonas passarão a contar, neste ano letivo de 2018, com o programa “Mais Alfabetização”. A adesão da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) ao programa federal beneficiará estudantes matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da capital e do interior do estado. O período de adesão das escolas ao programa será até o dia 16 de fevereiro.

O programa “Mais Alfabetização” foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do Ensino Fundamental. Segundo o MEC, o programa vai investir R$ 200 milhões para o pagamento de assistentes pedagógicos que vão auxiliar os professores em sala de aula.

“O MEC lançou esse programa como a proposta de atender todas as escolas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública. O MEC já determinou as escolas que vão ser contempladas através de adesão ao programa. A Seduc já aderiu. O segundo passo são as escolas fazerem a adesão”, informou a gerente de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Seduc, Nelyzabel Carneiro.

Nelyzabel explicou ainda que a adesão pelas escolas ainda está acontecendo. “O Departamento de Programas e Políticas Educacionais (Deppe) através da Gerência dos Anos Iniciais está orientando as escolas para que as mesmas façam adesão ao programa. Vamos melhorar a leitura e a escrita dos alunos, bem como a Matemática. Todo o Brasil está voltado para esse programa, cujo objetivo é melhorar o índice de alfabetização”, afirmou.

O programa tem por finalidade contribuir para a alfabetização (Leitura, Escrita e Matemática) dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental por meio de acompanhamento pedagógico.

Além disso, o programa busca ainda a prevenção do abandono escolar, a reprovação, a distorção idade/ano mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e fortalecimento do processo de alfabetização.

COMPARTILHAR