A Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (SEREP), da Receita Federal, e o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), na quinta-feira (7), apreendeu mais de 120 kg de fenacetina. Esse produto químico proibido é muito utilizado por traficantes de drogas na fabricação de cocaína.
A Receita Federal no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios interceptaram as substâncias saiam de Manaus para outros cidades do país.
A fiscalização da Receita Federal desconfiou das encomendas após serem escaneadas e pelo fato do remetente já ter sido preso, em 2013, por porte ilegal de arma de fogo e envolvimento com o tráfico.
Com efeito, as encomendas foram retidas pela Receita Federal, que, além de acionar imediatamente o Denarc, aguardou os interessados comparecerem aos Correios para reivindicá-las.
De acordo com a Receita Federal, a apreensão dessa substância tem crescido nos últimos anos em todo Brasil. Estima-se que a mercadoria apreendida estava avaliada em mais R$ 100 mil.
Os envolvidos foram indiciados e devem responder ao inquérito policial.