Home / Amazonas / Projeto do Sinapse de Inovação conquista segundo lugar em Mostra Tecnológica

Projeto do Sinapse de Inovação conquista segundo lugar em Mostra Tecnológica

Desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Sinapse de Inovação, o projeto “Tucupi de Prateleira: envase e rotulagem do tucupi para comercialização em supermercados”, conquistou o segundo lugar geral na colocação da Mostra Tecnológica do 11º Congresso Norte Nordeste de Pesquisas e Inovação (Connepi), realizado no início deste mês, em Maceió (AL).

sinopresok

O projeto de pesquisa desenvolvido pela finalista do curso de Tecnologia em Processos Químicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Suane Viana, encontrou formas para que o tucupi tenha maior durabilidade nas prateleiras do mercado.

Segundo Suane, atualmente a iguaria é produzida de forma empírica, extraída em processo de prensagem inadequada, em prensas projetadas visando apenas o seu máximo aproveitamento. Ainda é comercializado de maneira informal em feiras e mercados municipais, em recipientes de politereftalato de etileno (PET), geralmente reutilizados de outras bebidas como refrigerantes, água mineral e sucos.

Projeto prioriza melhoramento do tucupi do ponto de vista comercial

“Nossa proposta de inovação deste projeto é preparar o tucupi a partir do uso de máquina prensa adequada à mandioca, utilizando um processo específico de ultracongelamento para uma maior duração do produto. Ao final, teremos dois produtos para serem comercializados: o tucupi temperado in natura e o tucupi temperado congelado. A previsão é que eles cheguem ao consumidor em meados de março de 2017”, disse Viana.

Para ela, participar da Mostra foi uma experiência única e foi uma forma de levar o Amazonas para diversos lugares. “Poder mostrar nosso trabalho nacionalmente e ainda conquistar o segundo lugar foi recompensador. Sermos reconhecidos como um dos destaques nos deixou a mensagem de que devemos seguir buscando, trabalhando e desenvolvendo cada vez mais pesquisas inovadoras, pois os frutos virão. Acreditamos que é por meio de iniciativas como a do ‘Sinapse’, que ações de melhorias e concretude contribuem para o desenvolvimento e para a geração de emprego e renda no nosso Estado”, afirmou Suane.

O primeiro lugar da Mostra ficou com o projeto “Desenvolvimento de Módulos Roteadores e Finais Remotos para Aplicação no Sistema Telemétrico Railbee”, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e o terceiro lugar com o trabalho “Caixa Eletrônica para o Ensino de Lógica e Matemática”, do Instituto Federal de Roraima (IFRO).

Publicidade de Exemplo

About PORTALDOAMAZONAS.COM

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Publicidade de Exemplo