Projeto do Corpo de Bombeiros melhora atendimento em Escola Especial de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTO: HERICK PEREIRA (FPS)

Com a proposta de melhorar os atendimentos na vida de crianças com deficiência em Manaus, o projeto social ‘Cão bombeiro, Cão Esperança’ do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou nesta quarta-feira (30/05) a doação de um cão da raça labrador para a Escola de Educação Especial André Vidal. O projeto, que já realiza nessa escola a terapia facilitada por cães na reabilitação motora dos pacientes, tem como madrinha a presidente de honra do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes.

Ao ser congratulada como madrinha do projeto, a presidente do FPS, Mônica Mendes, destacou que todo apoio é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das famílias amazonenses. “Eu sou uma pessoa que amo cães e sei da importância que eles têm ao estimular as pessoas para a autoestima e qualidade de vida. Como Governo do Estado temos de apoiar programas que trazem essas melhorias da vida da população, e esse lado social do Corpo de Bombeiros é importante para acolher quem precisa porque queremos que outras escolas tenham esse programa”.

A solenidade foi realizada no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), nas dependências do Parque Estadual Sumaúma, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O Projeto foi criado em abril deste ano e atende 60 crianças na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal, bairro Parque 10 de Novembro, zona oeste. O programa oferece a modalidade terapêutica e lúdica, utilizando cães de busca como facilitador nas terapias, com a perspectiva interdisciplinar na vida dos pacientes.

O cão doado é um filhote dos cães do CBMAM e será o mascote do projeto na escola, onde será feito também um concurso para escolha do nome do animal. O comandante geral do CBMAM, coronel Marcelo Lima Freire, afirma que o programa tem obtido boa aceitação nas instituições de ensino. “Apesar do pouco tempo, temos uma adesão boa, e estamos sendo procurado por outras escolas que querem inserir o programa em suas atividades. Esse é mais um trabalho da nossa corporação que visa o bem estar de nossos cidadãos”.

 

Cães – O cão ‘Hope’, o mais antigo da matilha, é um cachorro de raça labrador que chegou à idade de se aposentar das atividades em selva e inicia uma nova fase dentro da corporação. Ele vai ser o principal atuante do projeto social, junto com seus outros companheiros. Os outros cães da raça labrador são o Bolt, o Hero, Bêni e Dark, que é um pastor alemão preto, da cor preta, uma cor rara, onde veio doado pelo Corpo de Bombeiro do espírito Santo.

Cuidados – Os cães são cuidados pelos seus condutores e toda a parte de alimentação e saúde é por conta do Corpo de Bombeiros do Amazonas. Os cães têm acompanhamento clínico pelos veterinários em consultas periódicas e se adoecerem ou em caso de acidente, são cuidados pelo CBMAM. Os cães moram na casa de seus condutores e assim que são acionados, ambos saem em missão. Quando não estão em missão, os seus condutores também treinam os cães todos os dias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS