Projeto Apeli da Fundação Alfredo da Matta é apresentado ao ministro da Saúde, em Brasília

 
O diretor-presidente da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), Ronaldo Amazonas, uniu-se à comitiva do governador do Amazonas, Wilson Lima, na tarde de segunda-feira (12/08), em Brasília, para audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Segundo o titular da Fuam, foram apresentadas duas reivindicações durante a reunião.
 
“A Fundação Alfredo da Matta foi generosamente convidada pelo governador para estar presente nesta audiência com o ministro, que tratou sobre ampliação de recursos federais para a área da saúde no Amazonas, para apresentar nossas reivindicações: recursos financeiros para a execução do Projeto Apeli (Ação para Eliminação da Hanseníase)  e a renovação de Portaria que designa a Fuam como Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária”, explicou Ronaldo Amazonas.
 
Segundo o diretor-presidente da Fuam, o ministro da Saúde mostrou-se sensível à causa da Hanseníase no Estado do Amazonas e durante o encontro conheceu o Projeto Apeli, incluindo o projeto-piloto que será executado no próximo mês de setembro, no município de Autazes.
 
“Viemos com o pedido de liberação de recursos para o Projeto Apeli e já sabemos que uma equipe técnica do Ministério da Saúde irá avaliar os pleitos da Secretaria de Estado de Saúde, inclusive ações de combate à Hanseníase no Estado, das quais somos responsáveis”, destacou Ronaldo Amazonas.
 
Segundo o diretor-presidente, toda a experiência da Fuam no combate à Hanseníase também foi lembrada e a instituição foi colocada à disposição para aplicar o modelo do Projeto Apeli em outras regiões do país e mais uma vez contribuir para o combate à doença no país. “Por este motivo, também aproveitamos para reivindicar a renovação da Portaria que nos designa como Centro de Referência, que não foi renovada para surpresa do ministro, pois temos esta expertise”, ressaltou Ronaldo Amazonas.
 
Comitiva – A audiência do Governador do Amazonas, Wilson Lima, com o ministro Luiz Henrique Mandetta, da qual o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas participou, contou com A presença do secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, da secretária executiva de Saúde, Dayana Mejia, além do senador Plinio Valério e dos deputados federais Átila Lins e Alberto Neto. Durante o encontro foi discutida a ampliação de repasse de recursos do SUS para o Amazonas e a implantação de novos serviços a serem remunerados pelo Ministério da Saúde no Amazonas.

 

Close