Programa ‘Todos pelo Amazonas’ leva cidadania a moradores da zona norte de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Mais de três mil pessoas receberam o atendimento das secretarias, que ofereceram serviços de saúde, educação, cidadania, beleza, esporte e segurança

Milhares de moradores da zona norte não se intimidaram com a forte chuva que atingiu a capital e prestigiaram, na manhã do sábado, 14 de outubro, o lançamento do programa “Todos pelo Amazonas” do Governo do Estado. Idealizado pelo governador Amazonino Mendes, o projeto foi lançado pelo secretário de Segurança Pública e vice-governador, Bosco Saraiva. Mais de três mil comunitários receberam o atendimento das secretarias, que disponibilizaram serviços de saúde, educação, cidadania, beleza, esporte, lazer e segurança.

No Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, bairro Cidade Nova, o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, destacou que a determinação do governador Amazonino Mendes é aproximar todas as secretarias da comunidade, de modo que o cidadão tenha um melhor atendimento do poder público. “Não é uma ação de fim de semana. É a amostra da integração do Governo Amazonino Mendes com a população da capital e do interior do Estado. Nós estamos há dez dias e a equipe do Governo já foi capaz de organizar um evento dessa magnitude, mesmo com a chuva que assolou a capital nesta manhã. O Governo contará todos os dias com esta integração entre as secretaria e a comunidade. Afinal de contas, trabalhamos para o povo”, comentou.

O vice-governador e secretário de Segurança ressaltou que o programa “Todos pelo Amazonas” será levado aos moradores do interior do Estado nas próximas edições. “Vamos expandir para todos os bairros de Manaus e do interior”, disse Bosco Saraiva.

A secretária extraordinária e presidente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, informou que a ação de cidadania se estenderá por todas as zonas da capital, sempre aos sábados. No próximo sábado (21), as ações do mutirão de cidadania serão destinadas aos moradores do bairro Petrópolis, zona sul.

Ela enfatizou que a ideia é combater a criminalidade com a união de todas as secretarias e a comunidade. “Nessa primeira edição vimos que há uma demanda reprimida. A população estava carente dessas ações e atividades, e a intenção é que todos os finais de semana possamos estar nas estruturas do Governo promovendo ações de cidadania integradas. Temos uma agenda determinada do Programa para até o dia 4 de novembro para todas as zonas da cidade. A visão é que a segurança não é problema só da polícia. É um problema de todos os órgãos, que envolvem as secretarias de esporte, lazer, educação, saúde, social”, explicou a secretária.

A titular da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, afirmou que o programa “Todos pelo Amazonas”, sob a orientação do governador Amazonino, vai acelerar o atendimento dos serviços essenciais à comunidade. “É a interação entre as secretarias para que os serviços cheguem à população de uma forma mais rápida e com um melhor atendimento. As secretarias vão trabalhar em conjunto para chegar até à população, nessa reconstrução do Amazonas”, explicou.

Serviços essenciais – Para o pintor Guilhecildo Batista, 40 anos, o programa poderia ser executado semanalmente aos moradores da zona norte. Ele destacou que a iniciativa do Governo do Estado dá oportunidade aos comunitários de receberem serviços essenciais da gestão pública. “É uma ótima ideia. Seria bom se o projeto ocorresse todos os sábados. Fui bem atendido na área da saúde, fiz os testes de glicemia e pressão arterial e ainda peguei o encaminhamento para a consulta com médico especialista, além de exames”, destacou o residente do bairro Colônia Santo Antônio.

O aposentado Antônio Costa, 74 anos, não se importou com a forte chuva que atingiu Manaus neste sábado, chegou ao centro de convivência às 6h30, cortou o cabelo, foi consultado pelo clínico geral e pegou encaminhamento para especialista. “Atendimento maravilhoso. Excelente ideia. Fiz três serviços rapidinhos”, frisou.

Até as 16h deste sábado, os moradores usufruíram dos serviços de aferição de pressão arterial, consulta com dermatologista e clínico geral; “aulão para Enem”; danças, músicas e esportes; palestras de qualificação profissional; exposição de salvamento e resgate do Corpo de Bombeiros; emissão de documentos; atendimento ao consumidor; corte de cabelo; entre os outros.

Integração – O  programa é coordenado pela SSP e FPS, em parceria as secretarias de Cultura (Sec), de Justiça e Cidadania (Sejusc), Educação (Seduc), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Saúde (Susam); do Centro de Educação Tecnológica (Cetam); da Ouvidoria Geral do Estado;  além do Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM); Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem); Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS