Foto: Dhyeizo Lemos

O valor foi destinado das emendas impositivas de David Almeida

Promover e apoiar políticas públicas para a terceira idade: um direito, um dever, é também uma questão de respeito. Com esse pensamento, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado David Almeida, destinou das emendas parlamentares, R$ 600 mil ao Programa do Idoso em Parintins.

O recurso foi aprovado pela Assembleia legislativa, em dezembro do ano passado, e já está previsto no orçamento do Estado de 2018. Esse valor será  destinado para a compra de ônibus adaptados e adequados para atender às pessoas da terceira idade que participam dos Núcleos de Convivência do Idoso.

“Nós devemos tratar com amor e carinho essas pessoas. Eu tenho muito respeito e como homem público, lutar por políticas públicas que facilitem a vida dessas pessoas, é o mínimo que posso fazer”, destacou o presidente.

Em Parintins, segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) Zeila Márcia Cardoso, o programa tem 15 núcleos, sendo 9 na sede do município, três na estrada (Macurani, Aninga e Paranena), além de três comunidades: Vila Amazônia, Mocambo e Caburi e atende 1.800 (um mil e oitocentos) idosos.

“Com a chegada dos ônibus com certeza teremos mais condições para desenvolver as ações nos centros de convivência. Além disso, será um incentivo para novos idosos aderirem ao projeto, uma vez que muitos querem participar, mas encontram dificuldades para chegar até os núcleos pela falta de transporte”, completou Cardoso.

A coordenadora do Programa em Parintins, Alciede Siqueira Costa, informou que entre os idosos, tem cadeirantes, hipertensos, diabéticos, entre outros. Com a compra dos veículos, segundo ela, vai ser possível desenvolver novas atividades e reforçar as já existentes, como os passeios.

“Nós trabalhamos para atender a todos os idosos, mas sabemos das dificuldades de muitos. Com a chegada dos ônibus vamos poder melhorar as ações e principalmente, vamos poder trabalhar com mais frequência, uma das atividades preferida deles que são os passeios”, disse.

 

COMPARTILHAR