Programa ‘Amazonas Presente’ entrega mais de 200 títulos definitivos de terra em Parintins

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Política Fundiária (SPF), entregou na manhã desta quinta-feira (23/05), 236 títulos definitivos de terras no município de Parintins (distante 369 km de Manaus em linha reta). A ação faz parte do programa “Amazonas Presente” e foi realizada pelo governador Wilson Lima, no Bumbódromo, beneficiando famílias de mais de 30 comunidades da cidade. A primeira-dama do Estado, Taiana Lima, também participou da ação.

 
Durante as entregas, a emoção de quem passou a ser titular de sua terra era notória pela história de luta para conquistar o benefício. A agricultora Lindalva Carmo Freire, de 83 anos, mora a três horas de barco da sede do município, em uma comunidade na área rural, onde a família tem uma roça. A idosa revela que esperava há mais de 50 anos para realizar o sonho de ser proprietária de seu terreno.
 
“Eu não tinha dinheiro para o título. Agora, o Governo nos deu essa oportunidade e eu estou recebendo com muito carinho desse Governo. Eu estou feliz hoje, porque eu vou entregar para os meus nove filhos essa terra. Depois de 15 anos viúva, eu me sinto feliz na minha casa”, contou emocionada.
 
Há 45 anos, o produtor Raimundo Pires Canto esperava para receber o título definitivo da propriedade em que trabalha com cultivo de tucumã. Para o agricultor, ter o documento em mãos é a garantia jurídica que ele precisava para fomentar o negócio da família.
“O título é uma segurança para o dono da propriedade que pode fazer qualquer negócio. É uma ajuda muito grande que o Governo do Estado está nos dando. Eu tinha muita vontade de ter o título do meu terreno e hoje, graças a Deus, estou muito satisfeito”, disse seu Raimundo.
 
Compromisso – O município de Parintins, localizado na calha do Baixo Amazonas, foi o primeiro a receber as ações conjuntas das secretarias estaduais, por meio do programa “Amazonas Presente”. Segundo o secretário da SPF, Carlos Henrique Lima, esse trabalho é um compromisso deste Governo garantir uma vida mais digna aos moradores do interior do Amazonas.

“Ao entregarmos esses títulos de terra estamos realizando sonhos de muitas famílias, tornando o produtor rural proprietário de suas terras, dando segurança jurídica, gerando emprego e ampliando a renda deles”, destacou.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker