Publicado em: 21 de Setembro de 2017 13:26

Integrando a 11ª Primavera dos Museus, iniciada na última segunda-feira, 18/9, o Café Teatro exibirá nesta sexta-feira, 22/9, a partir das 14h30, o vídeo “Memórias do Centro Histórico”, com depoimentos de moradores que residem no entorno do Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus.

37177416946_67a4115813_o
Fotos: Jhonata Marques / Manauscult

Ao todo, dez moradores participaram do registro audiovisual que resgata as memórias da área mais antiga da cidade.

No vídeo, os personagens que moram entre 30 a 60 anos no Centro contam as mudanças que observaram ao longo dos anos no local, a história da primeira área habitacional da cidade e ainda a perspectiva quanto a requalificação do Centro. O vídeo foi gravado entre agosto e setembro. Os moradores foram convidados a participar da Primavera dos Museus para assistirem a exibição.

Este ano, a 11ª Primavera dos Museus traz como tema “Museus e Suas Memórias”, destacando a importância de valorizar a memória institucional como elo essencial na memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais e que tem no museu um importante ponto de conexão.

Visita monitorada 

Nesta quarta-feira, 20/9, o Paço da Liberdade e a Praça Dom Pedro II, receberam uma visita monitorada coordenada pelo diretor do Paço, Leonardo Novelino. A atividade gratuita intitulada “A Memória Mítica do Museu” teve como objetivo  expor aos visitantes os elementos dos museus e da Praça Dom Pedro II, com base na memória mitológica, destacando o museu como grande depositório e cuidador da memória.

Pela primeira vez, a estudante de arquitetura Camila Ribeiro, a convite de uma amiga, visitou o Paço da Liberdade. “Eu acredito que as pessoas precisam vir conhecer mais o lugar, saber como foi feito cada elemento do prédio e dos históricos que estão em volta da praça. Por exemplo, o museu tem característica neoclássica, de uma arquitetura fiel a antigamente, e isso é super legal de observar, como estudante, um pouco do grego romano aqui no Amazonas, fiquei muito encantada”, comentou.

COMPARTILHAR