Fotos: Divulgação / Manaus Previdência

Aproximadamente 30 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas, já podem consultar o Comprovante de Rendimento para Declaração de Imposto de Renda, a antiga cédula C, referente ao exercício de 2017, no Portal do Segurado, por meio do linkhttp://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/portal-do-segurado/. Também podem acessar o contracheque, extrato previdenciário e, no caso dos ativos, simular aposentadoria.

O serviço é importante para os segurados à medida que, a partir de julho, a previdência deixará de emitir contracheques impressos, incluindo os enviados pelos Correios e por e-mail. “O portal existe desde 2015 e este ano ganhou novas funcionalidades. Assim, não há porque os segurados se deslocarem para o atendimento presencial. O portal garante mais comodidade, agilidade e segurança, pois o acesso é feito de casa ou de uma lan house”, destaca a diretora de Previdência, Daniela Benayon.

Levantamento preliminar da Diretoria de Previdência (Diprev) aponta uma economia imediata de aproximadamente R$ 7 mil por mês com a economia nos custos de envio pelos Correios e impressões presenciais, além da confecção de contracheques por parte da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).  “Também haverá ganho com o meio ambiente, pois reduziremos o uso de material de expediente”, lembra Benayon.

Sobre o acesso aos dados, a diretora informa que os dados do segurado ficam armazenados indefinidamente, podendo o interessado acessar todos os contracheques a qualquer momento. “Diferente dos papéis, que podem ser perdidos com o tempo”, ressalta.

O acesso ao portal é simples. No site http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/, o segurado abre a janela que mostra as opções de acesso para quem já é cadastrado e para quem ainda vai se cadastrar. Em ambos, o procedimento é fácil, bastando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, para quem já é cadastrado, e, no caso de quem ainda vai se cadastrar, acrescenta-se a data do nascimento. Na página seguinte, o internauta clica no botão do serviço desejado para iniciar a consulta e impressão do documento, caso queira.

Lembra Benayon que o serviço é uma ferramenta fundamental principalmente para os segurados que residem em outros Estados ou no interior do Amazonas. “Queremos incentivar o uso dessa ferramenta e qualquer dificuldade ou alteração percebida pelo segurado, este pode entrar em contato com o nosso call center para nos comunicar sobre o ocorrido”.

O call center da previdência atende pelo número (92) 3186-8000, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A aposentada Maria Auxiliadora de Araújo, 64, foi à Manaus Previdência nesta quinta-feira, 8/3, para pegar seu comprovante de rendimento. Ela já conhece o Portal do Segurado e reconhece que o serviço facilita a vida dos servidores. ”Realmente é mais cômodo e evitamos trânsito”, admite.

Com a esposa momentaneamente impossibilitada de se locomover, Ubirajara Nascimento foi à sede da previdência pegar o contracheque da esposa. Durante o atendimento, Nascimento teve acesso ao Portal do Segurado e foi informado sobre a forma de cadastramento e serviços disponíveis. “Gostei. Vou repassar as informações à minha esposa”, disse.

Contracheque

Comprovante de Rendimento para Declaração de Imposto de Renda (antiga Cédula C)

Atualização de dados cadastrais

Acompanhamento de processos

Extrato previdenciário

Simulação de aposentadoria (para ativos)

Boleto de Arrecadação

Como se cadastrar:

1)           Entrar no portal – manausprevidencia.manaus.am.gov.br e clicar no banner à direita (Portal do Segurado)

2)           Informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, para quem já é cadastrado, e, no caso de quem ainda vai se cadastrar, acrescentar a data de nascimento.

 

COMPARTILHAR