Prefeitura reforça compromisso de combate ao HIV com realização de Fórum, em dezembro

Facebook
Twitter
WhatsApp

A política pública de combate à epidemia mundial de HIV será amplamente discutida em Manaus no dia 1º de dezembro, com a realização da primeira edição do Fórum HIV em Foco para profissionais de Saúde, da Educação, do Sistema Penitenciário e organizações da sociedade civil.

aids-1024

O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), será das 8h às 18h, no auditório João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas, localizada na avenida Mário Ypiranga, 3.950, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

Durante o evento, a Prefeitura reforçará seu compromisso com a adesão à ‘Declaração de Paris’, acompanhando o ato de 2014 em que chefes do executivo municipal de todo o mundo se reuniram na capital da França e assinaram o documento pelo fim da epidemia de Aids.

Na ocasião, acordaram em acelerar as ações para o fim da doença em suas cidades, por meio de um conjunto de compromissos, entre estes, alcançar as metas 90-90-90 do Unaids, ou seja, 90% das pessoas vivendo com HIV/Aids sabendo o diagnóstico; 90% dos soropositivos recebendo tratamento antirretroviral; e que 90% das pessoas em tratamento tenham carga viral suprimida, mantendo-se saudáveis e reduzindo o risco de transmissão do HIV.

Participarão do evento na capital amazonense facilitadores do Departamento Nacional de IST (Infecção Sexualmente Transmissível), Aids e Hepatites Virais – da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde –, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e de Organizações da Sociedade Civil (OSC) dos Estados de Tocantins e Roraima.

Segundo informações do Departamento Nacional de IST, Aids e Hepatites Virais, a ‘Declaração de Paris 2014’ inclui compromissos para enfocar as comunidades mais afetadas pelo HIV, mobilizar recursos para a melhor integração da saúde pública e desenvolvimento, construir e acelerar estratégias urbanas de HIV e usar a resposta à Aids como um catalisador para a transformação social positiva.

O Unaids estima que a aceleração do alcance das metas 90-90-90 irá evitar quase 28 milhões de novas infecções pelo HIV e 21 milhões de mortes até 2030. Além das metas 90-90-90, o Unaids também faz um apelo para reduzir, em mais de 75%, o número anual de novas infecções pelo HIV em adultos, ou seja, 500.000 em 2020, e atingir o objetivo de zero discriminação.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS