Prefeitura monta esquema para feriado prolongado e programação da Semana da Pátria

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus estará reforçando seus serviços em virtude das comemorações pela Semana da Pátria e do Amazonas. A programação, espalhada pela cidade, terá como destaque os desfiles no centro de convenções, no dia 5 de setembro, e na Ponta Negra, no dia 7. Haverá suporte da prefeitura nas atividades relacionadas ao trânsito, transporte, saúde, limpeza pública e a fiscalização de ambulantes.

MANAUS/AM - 2015 TRANSPORTE COLETIVO. FOTO: MARINHO RAMOS / SEMCOM
MANAUS/AM – 2015
TRANSPORTE COLETIVO.
FOTO: MARINHO RAMOS / SEMCOM

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) terá postos com a presença de agentes para monitorar o trânsito e o acesso de veículos, pedestres e moradores às áreas no entorno dos desfiles interditadas.
Já a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), montará um esquema operacional que contará com 20 fiscais para monitorar as linhas de ônibus em ambos os eventos.

Desfile estudantil

No sábado, 5, o Manaustrans atuará com um efetivo de 45 agentes de trânsito. Nesse dia, a avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas a partir das 14 horas. A Lóris Cordovil será dividida ao meio com gradis, no trecho entre a avenida Constantino Ney e a rua Vivaldo Lima. Duas faixas ficarão disponíveis para o acesso dos estudantes ao sambódromo e as outras duas faixas para o fluxo de veículos.
O acesso à área de estacionamento do sambódromo será realizado exclusivamente pela avenida Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/av. Constantino Nery, através da Alameda do Samba. A coordenação do desfile fará a triagem dos veículos autorizados a estacionar.
A av. Constantino Nery ficará liberada. O acesso para os bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste será feito pela Lóris Cordovil seguindo pela rua Francisco Orellana (ao lado do Banco Bradesco), av. Theomário Pinto (prolongamento da Darcy Vargas) ou pela av. Des. João Machado (Franceses).
A av. Pedro Teixeira não será interditada. O acesso ou saída do Conjunto de Flores (ao lado da Ambev) será feito pela av. Constantino Nery, com saída também pela Lóris Cordovil.

Desfile Militar

O Desfile Militar da Independência será realizado no Complexo Turístico Ponta Negra. As vias serão interditadas a partir das 5 da manhã de segunda-feira, 7, para o evento que será iniciado às 8 da manhã do mesmo dia. O Manaustrans atuará com um efetivo total de 40 agentes de trânsito. Na segunda-feira, a restrição de tráfego de veículos ocorrerá nos seguintes trechos:
· Av. Coronel Teixeira- Interdição da pista sentido bairro-centro entre a Marina do Davi e av. do Turismo.
· Av. Alaska 1º acesso à av. Cel. Teixeira;
· Av. Alaska 2º acesso à av. Cel. Teixeira;
· Av. Alaska x Alameda Líbia – Interdição da Alameda Líbia.

Na segunda feira, 7 de Setembro, as mudanças no trânsito serão:

· Os veículos que trafegam na av. Cel. Teixeira, sentido Centro/Ponta Negra, serão desviados à direita para a av. do Turismo a partir das 5h, com acesso somente para moradores. Os coletivos das linhas 120 e 450 também terão acesso, até as 7h da manhã. Após esse horário, as linhas trabalharão com o Condomínio Alphaville como terminal.
· Os moradores que estiverem no sentido Centro/Ponta Negra pela av. Cel. Teixeira deverão seguir pelo 1º acesso antes do edifício Aruba até a Alameda Líbia, a partir de onde encontrarão uma faixa da av. Cel. Teixeira livre, para seguirem até a Marina do Davi ou para chegarem a um destino de acesso local.
· A Alameda Alaska terá sentido duplo de circulação para entrada e saída de moradores e coletivo da linha 120.
· Os veículos que estiverem na av. Cel. Teixeira no sentido Ponta Negra/Centro deverão seguir pela Alameda Líbia, acessando a av. Alaska e saindo pela Ponte Engenheiro Octávio Câmara para a av. do Turismo.
· Os ônibus de linha urbana que trafegam pela av. Cel. Teixeira – sentido Centro/Ponta Negra serão desviados à direita para a av. do Turismo.
· O perímetro do desfile se inicia no cruzamento da av. do Turismo e av. Cel. Teixeira e se estende até a Marina do Davi.
· A oferta de estacionamento para veículos será feita no prolongamento da av. do Turismo, nos seguintes trechos: sentido bairro-centro, após a ponte; e centro-bairro, antes da ponte. Além disso, será ofertado estacionamento na Al. Thales Loureiro (Cond. Alphaville), para cerca de 980 veículos. Não haverá permissão para estacionamento na av. Cel. Teixeira e na Alameda Alaska.

O estacionamento de veículos estará proibido nos trechos:

• Na av. Cel. Teixeira – nos dois sentidos entre a av. do Turismo e a Marina do Davi;
• Na av. do Turismo – sentido Ponta Negra/Tarumã – da av. Cel. Teixeira até a ponte;
• Na av. do Turismo – sentido Tarumã/Ponta Negra – da ponte até a av. Cel. Teixeira;
• Na Alameda Alaska – toda a extensão do lado direito e o lado esquerdo após o Edifício Mediterranée;
• Na Alameda Líbia – lado direito e esquerdo – trecho entre a Alameda Alaska e av. Cel. Teixeira.

Reforço da frota

A circulação dos coletivos no entorno do Sambódromo, onde será realizado o desfile escolar no sábado, 5, não terá alterações. Haverá reforço de frota de acordo com a demanda de passageiros.
No Desfile Militar da Independência, realizado no Complexo Turístico Ponta Negra, na segunda-feira, 7, haverá o reforço da frota das seis linhas regulares que atendem o local. Em qualquer um dos cinco terminais de integração os usuários terão opções de transporte coletivo para o deslocamento até a Ponta Negra.
Além da circulação de mais ônibus, o planejamento feito pela SMTU prevê a utilização de uma frota reserva composta por veículos convencionais, que ficará a postos na área de estacionamento do condomínio Alphaville para entrar em operação nos horários de maior procura.
O embarque e desembarque de passageiros será feito na avenida Coronel Teixeira, a partir da avenida do Turismo, em pontos de parada sinalizados, próximos às barracas de coco.
A partir das 8h do dia 7, o terminal das linhas 450 e 120, funcionará na área de estacionamento do Alphaville. Ao término do evento, os coletivos de ambas as linhas voltarão a sair da rua que dá acesso a Marina do Davi, logo após o Tropical Hotel.

Linhas que atenderão o Complexo Turístico Ponta Negra:

120-P.NEGRA / T1 / CENTRO
450-T3 / REDENÇÃO / P. NEGRA
542-OURO VERDE / T2 / P. NEGRA
126-SIPAM / AV.BRASIL / T1 / CENTRO
641-T4 – T3 / AEROPORTO / P. NEGRA
678-T4 / V-8 / P. NEGRA

Samu 192 vai prestar apoio

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) vai prestar apoio durante os desfiles das escolas, marcado para o sábado, 5, e dos militares, na segunda-feira, 7. No centro de convenções, o Samu irá manter quatro ambulâncias para o atendimento de possíveis ocorrências durante o desfile das escolas, já a partir das 14h30.
No feriado do Dia da Independência, o Samu reforçará o atendimento às 7h, posicionando quatro ambulâncias para o desfile dos militares na Ponta Negra. Durante o feriado de Sete de Setembro, a direção do Samu ainda irá reforçar o atendimento no Posto Médico Avançado da Ponta Negra com o apoio também de uma ambulância.
Quanto aos demais serviços do órgão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que no feriado prolongado referente à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, 5, até o feriado do Dia da Independência do Brasil, 7, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Policlínicas suspenderão o funcionamento, retornando o atendimento normal na terça-feira, 8. Já o Samu e a Maternidade Moura Tapajóz, localizada na Compensa, manterão o plantão 24 horas para atender a população.

Fiscalização de ambulantes

Para fiscalizar o comércio irregular, a prefeitura estará com 29 fiscais da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Mercados e Feiras (Semtef) no entorno do sambódromo e na área da Ponta Negra durante os eventos da Semana da Pátria.
“Estaremos cumprindo a Lei Complementar nº 005/2014, que estabelece o mínimo de 200 metros de distância para ambulantes durante eventos em locais públicos”, informou o secretário da Semtef, David Reis.
David Reis disse que, no caso do desfile militar na Ponta Negra, os fiscais estabeleceram o perímetro de 500 metros da área do evento para ambulantes, no trecho entre as rotatórias do começo da avenida do Turismo e a do Hotel Tropical. “Todo o trabalho será realizado com antecedência para organizar os vendedores informais e impedir que eles avancem o perímetro de segurança”, assegurou.
O esquema de fiscalização na Ponta Negra foi montado para evitar obstrução da calçada do complexo e, consequentemente, transtornos ao público. Durante o trabalho, os fiscais irão proibir a venda de bebidas (cerveja, refrigerantes ou sucos) em garrafas de vidro e churrascos em espetos, conforme também estabelece a Lei Complementar.

Limpeza pública

As atividades da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) nos feriados de 5 e 7 de setembro seguem em expediente de plantão para os serviços de jardinagem e mutirão de limpeza. Já a coleta domiciliar de resíduos mantém a programação normal para as duas empresas concessionárias.
As equipes que operam no mutirão de limpeza no Bairro Ouro Verde desde a semana passada vão reforçar os serviços de varrição da cidade, por conta dos eventos cívicos pontuais neste período. O serviço de mutirão retornará na próxima semana à programação normal.
Para os desfiles cívicos da Ponta Negra e Sambódromo, a limpeza será acentuada, inclusive com atividades noturnas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS