Prefeitura de Manaus realiza ação integrada do projeto ‘Vias Seguras’

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Tornar a avenida Autaz Mirim, zona Leste, segura para todos os usuários. Este é objetivo do projeto Vias Seguras, que terá a segunda etapa implementada a partir desta terça-feira, 19/9, a partir das 8h30. A ação faz parte do Plano Intersetorial da Segurança Viária da capital (PISVM), coordenado por um Comitê Intersetorial, do qual a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz parte.

37120533556_48be0b1962_c
Fotos: José Nildo / Semsa

O diagnóstico realizado naquela via, contou com mapeamento e uma pesquisa de opinião entre os usuários. De acordo com o resultado, 80,38% dos pesquisados não se sentem seguros na via. Quando indagados sobre qual item tornaria a circulação mais segura, na avenida Autaz Mirim, 27, 78% apontou fiscalização; 16,23% faixa de pedestre; 14, 29% passarela; 12,43% respeito aos usuários da via; 10,85% blitz educativa; 7, 41% redutor de velocidade; 3,97% iluminação; 3,70% calçada livre; 2,65% somam os que apontaram as sinalizações vertical/horizontal e semáforos.

A partir do estudo, sete medidas deverão ser adotadas para melhorar a segurança do trânsito no local: reduzir a velocidade máxima permitida de 60km/h para 50km/h, no trecho entre as rotatórias do Produtor e do São José; definir pontos de parada do transporte alternativo; reconstruir o canteiro central e a calçada ao longo da avenida; desobstruir as calçadas ocupadas pelo comércio informal; implantar rampas nas travessias sinalizadas; implantar fiscalização eletrônica de velocidade e avanço de sinal vermelho; e implantar fiscalização por videomonitoramento.

Durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, realizada hoje, 18/9, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na Zona Centro-Sul, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou a importância de estratégias como essa, adotadas pela Prefeitura de Manaus, para minimizar os impactos dos acidentes de trânsito na cidade. “Graças ao projeto Vida no Trânsito de 2013 a 2016 estamos conseguindo atingir a meta de salvar pelo menos 20 vidas que poderiam ter sido vitimadas a cada ano”, comemorou Magaldi.

A ação integrada do Via Seguras irá contar com a presença de profissionais do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). “Estaremos lá para orientar os usuários, especialmente, pedestres e motociclistas que são os mais envolvidos nas chamadas que recebemos naquela avenida”, informou a diretora de enfermagem do Serviço, Elen Assunção.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS