Prefeitura de Manaus e Casa Vhida se unem em torno da arborização e marcam início de parceria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Crianças e adolescentes atendidos pela Casa Vhida, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizaram na manhã deste sábado, 30, na Praça da Associação dos Moradores do Dom Pedro I, o plantio de 120 mudas, sendo 10 de espécies arbóreas e 110 ornamentais, para marcar o início da parceria entre a entidade, responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes com HIV, e a Prefeitura de Manaus.

30.04 - Casa Vhida e Semmas - Foto - Arlesson Sicsú (5)

A parceria vai permitir que a Casa Vhida dê prosseguimento ao Projeto Floreando a Vhida, que consiste na entrega de mudas de plantas ornamentais às crianças atendidas durante as consultas médicas e a participação das mesmas nas ações de arborização e paisagismo da Semmas, como forma de estímulo à participação social e ao sentimento de cidadania das crianças. As mudas arbóreas plantadas integram o Plano de Arborização 2016 – Arboriza Manaus.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, a parceria permite a integração das crianças e adolescentes na comunidade em que estão inseridas e fortalece o trabalho desenvolvido pela Casa Vhida, em 15 anos de atividades. “É extremamente gratificante um momento como esse e temos a certeza que outras ações virão para estimular ainda mais a vontade das crianças em participar da vida em sociedade”, afirmou. Cerca de 50 crianças e adolescentes soropositivas para o HIV, com idades entre cinco e 14 anos, participaram da ação.

“A ideia do projeto Floreando a Vhida era exatamente fazer com que através dos cuidados com a plantinha, as mães não negligenciassem também da necessidade de cuidados com a medicação dos filhos, estabelecendo essa correlação e permitindo que as crianças não fiquem vulneráveis a outras doenças”, explicou a presidente da Casa Vhida, Solange Dourado.

Segundo ela, já na primeira consulta a criança e a mãe recebem a plantinha e ficam com a missão de cuidar dela e de garantirem a adesão à medicação de forma adequada para os filhos. Paralelamente a isso, a entidade desenvolve um trabalho de acompanhamento mensal dessa medicação.

Solange Dourado ressaltou que é a primeira vez que as crianças e adolescentes atendidos pela casa participam de uma atividade extramuros voltada para o cuidado com um espaço público. “Essa participação faz com que eles (crianças e adolescentes) desenvolvam um sentimento de cidadania e possam levar para as suas casas e para os bairros onde moram”, afirmou.

Pelo menos uma vez por semana, eles deverão visitar essa praça para acompanhar o crescimento das mudas plantadas e aprender também sobre outros tipos de cuidados, a exemplo do lixo que não deve ser jogado nas ruas por conta da necessidade de prevenção de doenças, como a Zyca, Chikungunia e a Dengue, transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Com a parceria superimportante, as nossas crianças podem aprender a agir na sociedade, junto com a Prefeitura de Manaus, porque é ela quem cuida da nossa cidade e cabe a nós como sociedade apoiar esse trabalho e melhorar a cidade em que vivemos”, destacou Solange.

Na oportunidade, a Semmas também realizou a entrega de leite condensado, leite em pó e achocolatado à Casa Vhida. Os donativos foram arrecadados durante campanha feitas pelos próprios servidores do órgão. Os complementos para ajudar as crianças a aceitarem melhor a ingestão de determinados medicamentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS