Home / EDUCAÇÃO / PPA da educação municipal é debatido

PPA da educação municipal é debatido

Publicar em: 11 de Agosto de 2017 09:44

Representantes da Sociedade Civil Organizada, servidores, gestores e diretores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram, na manhã de quinta-feira, 10/8, no auditório do órgão, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, para participar de uma audiência pública a fim de discutir o Plano Plurianual (PPA) do órgão. O plano elaborado pela Semed comporá o PPA da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), sobre o qual as discussões ocorrerão no mês de novembro.

10-08-17-educadores-e-sociedade-civil-organizada-participam-de-audincia-pblica-para-debater-melhorias-para-educao_36441593306_o-300x200OK

Fotos: Lton Santos/ Semed

Como parâmetro para início das conversas, foi esmiuçado para os participantes a situação atual da Semed, as conquistas e quais pontos precisam ser melhorados. Como resultado do quadriênio 2014-2017, houve reduções nas taxas de distorção idade/série, do abandono e elevação da aprovação escolar, da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do cumprimento do currículo mínimo, bem como do nível de formação dos educadores da rede.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, lembrou que há muita coisa a ser melhorada e, por isso, é necessária a contribuição de todos para a construção do Plano, justamente para atender as metas do Programa Municipal de Educação (PME) que são: universalizar o ensino fundamental para a população entre 6 e 14 anos até 2024, garantir que 96% dos alunos concluam o Ensino Fundamental em idade recomendada, alfabetizar as crianças na idade certa e atingir, até o ano de 2024, as notas de 5,5 e 6 no Ideb, respectivamente, nos Anos Iniciais e Finais. Ela considerou o momento de discussão, um avanço enorme em uma gestão democrática.

“Acho que estamos no caminho, estamos muito felizes com esse momento de cidadania plena e de democracia, entre gestão pública e sociedade, que estamos pondo em prática aqui em Manaus”, destacou a titular da Semed.

Para que o debate acontecesse de forma organizada, foram separados 16 grupos de discussões, divididos em oito temas, para os quais foram eleitos alguns tópicos centrais de discussão. O mediador do encontro foi o diretor doDepartamento de Planejamento, João Carlos Filho. Ele explicou o funcionamento dos debates. “Nós estamos trabalhando em oito eixos apresentados já no plano estratégico da secretaria que, entre elas, estão a qualidade da aprendizagem, a infraestrutura, a valorização do servidor, dentre outras. Dentro dessas áreas, nós temos algumas ações e o momento agora é saber priorizar quais seriam as mais importantes para 2018, 2019, 2020 e 2021”, observou.

A discussão corrobora com o ideal da Semed em dar voz a todos. Para a gestora da Escola Municipal Ivomar Lima, Alvanice Lopes, a ação só tende a melhorar a educação do município. “A gestão democrática é o plano de fundo de toda a gestão dentro da Semed. Então, quando a Semed convoca todos para discutir esse plano, ajuda a melhorar a educação. Nós que estamos na escola, sentimos de perto todas as necessidades que as escolas têm. Quando há essas discussões, nós podemos propor ações que venham melhorar essas unidades, tanto agora como no futuro”, observou a gestora.

Interação

Após o período de discussões entre os grupos, as decisões tomadas foram expostas, ainda na manhã desta quinta, e foi aberta a oportunidade de todos falarem sobre seu tema, bem como acrescentar informações que fossem necessárias. Questões como prêmios aos melhores alunos, melhoria na infraestrutura e a distribuição das vagas nas escolas pela cidade foram colocadas em pauta.

Para dar o tom final ao encontro, o subsecretário de Administração e Finanças (SSAF) da Semed, Bruno Guimarães, comentou que ele percebeu que tanto as escolas, quanto os outros setores da secretaria estão alinhados nas análises de necessidade da Semed. “É uma alegria muito grande a gente perceber que a percepção daqueles que estão na ponta é a percepção que nós temos hoje daquilo que precisamos melhorar e progredir mais ainda”, avaliou.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação:Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*